O SALMO É A ESPRESSÃO DE TODO ISRAELITA, JUDEU OU CRISTÃO

Quando alguém se encontra em aflição, ou simplesmente deseja abrir seu coração ao Pai, os Salmos são a linguagem clássica de prece espontânea, pois eles incluem diferentes expressões de emoções pesso-ais, de júbilo (Salmo 33:1), esperança (Salmo 23) e confiança (Salmo 56:5) entre tantas outras. Também recitar e declamar os Salmos inspira e causa a emoção: júbilo em tempos de tristeza e esperança e confiança em tempos de desespero.

O Rei David compôs os Salmos através de dez sábios 1) Adão 2) Melquisedeque 3) Abraão 4) Moisés 5) Heman 6) Jedutun 7) Asafe e os três filhos de Corah. É sabido que o coração de David é o coração de Israel e de todo o povo de Deus. Como a síntese do suave Salmista era o coração do povo, ele incorporava suas aspirações e esperanças, e emitia seus valores e padrões de conduta. Seus atos maravilho-sos e cânticos inspirados e a personali-dade inclusiva de Davi é suficientemente universal para abarcar os indivíduos de todos os lugares, através de todas as épocas. 

O fato de os Salmos falarem por todo o Israel de Deus, físico ou espiritual (judeus e igreja) reflete-se nos eventos históricos passados, nos atuais - o que sempre se pode perceber - e nos que em breve devem acontecer. Esta é a mais forte evidência da atemporalidade dos Salmos, pois por seus salmos, cânticos e orações, Davi, filho de Jessé fala a todos, por todos os tempos.