5 de Janeiro
O "Depois" da Vida de Poder

Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás" - João 13.36

     "Depois de assim falar, acrescentou-lhes: segue-me". Três anos antes, Jesus dissera: "Segue-me", e Pedro o seguira facilmente, preso ao fascínio de Jesus, sem precisar que o Espírito Santo o impelisse a fazê-lo. Depois, houve o momento em que negou a Jesus, e seu coração se abateu. Recebeu depois o Espírito Santo, e eis que Jesus lhe diz de novo, ."Segue-me". Já agora não há diante dele ninguém mais, a não ser o Senhor Jesus Cristo.
    
O primeiro "Segue-me" nada tivera de místico, fora um seguir exterior; agora é um seguir que implica em martírio interior (cf. João 21.18).
     Entre a primeira e a segunda ordem, Pedro negara a Jesus com pragas e maldições, e vira que sua própria força e auto-suficiência, não eram nada. Não havia nele uma só fibra em que pudesse voltar a confiar e, nesse estado de desvalia, passou a ter condições de receber o dom do Senhor ressuscitado. "Soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo".  Não importa que mudanças Deus tenha operado em sua vida,
nunca confie nelas; confie apenas numa Pessoa, no Senhor Jesus Cristo, e no Espírito que ele dá.
     Todos os votos e resoluções acabam em negação porque não temos forças para cumpri-los. Quando compreendermos que não somos nada em nós mesmos, não imaginariamente, mas em realidade, aí então poderemos receber o Espírito Santo. "Recebei o Espírito Santo" - A idéia é de uma invasão. Nossa vida passa a ter apenas uma estrela-guia - o Senhor Jesus Cristo.

TUDO PARA ELE