13 de Outubro
Desânimo Individual e Crescimento Pessoal
"Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e viu os seus labores penosos." - Êxodo 2.11.

     Moisés viu a opressão de seu povo e teve certeza de que seria ele quem teria.de libertá-lo; e, sob a justa indignação de seu próprio espírito, começou a corrigir as injustiças praticadas contra eles. Mas logo depois que ele deu o primeiro golpe em favor de Deus e da justiça, o Senhor permitiu que fosse levado ao desânimo total, e o enviou ao deserto onde ficaria apascentando ovelhas durante quarenta anos.
     Ao fim desse tempo,
Deus apareceu a Moisés e disse-lhe que voltasse e libertasse o seu povo, ao que ele replicou: "Quem sou eu para ir?" Já no começo, Moisés compreendera que era ele o homem destinado a libertar o povo,
mas primeiro teria que ser treinado e disciplinado por Deus. Era a pessoa certa, sob o aspecto individual, mas não seria o homem certo para a tarefa enquanto não aprendesse a ter comunhão com Deus.
     É possível que tenhamos uma visão de Deus e uma compreensão clara da vontade dele, e comecemos logo a realizá-la; mas aí surge algo equivalente aos quarenta anos de deserto, como se Deus não estivesse mais ligando para nada daquilo. E quando nos sentimos profundamente desanimados, Deus volta e renova o chamado; então, estremecemos e dizemos: "Oh, quem sou eu?" Aí temos que aprender a primeira grande lição sobre Deus: "EU SOU O QUE SOU te enviou".  Temos que aprender que nosso esforço pessoal por Deus é .impertinência; nossa individualidade tem que se tornar incandescente, através de um relacionamento pessoal com Deus (ver Mateus 3.11). Temos a visão certa: "È isso que Deus quer que eu faça"; porém atemo-nos ao aspecto individual da situação e não acertamos o passo com Deus. Se você estiver passando por um período de desânimo, saiba que um grande crescimento pessoal o espera pela frente.

TUDO PARA ELE