10 de Agosto
O Sacrifício Vivo
"Por isso também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem as suas almas ao fiel Criador, na prática do bem." - I Pedro 4.19.

     Optar pelo sofrimento significa que algo está errado; optar pela vontade de Deus, mesmo que implique em sofrimento, é muito diferente. Nenhum cristão normal opta pelo sofrimento; opta, isso sim, pela vontade de Deus, como fez Jesus, quer ela implique em sofrimento ou não. Nenhum de nós deve se atrever a interferir na disciplina do sofrimento na vida de outro irmão.

     A pessoa que agrada o coração de Jesus fará com que outros irmãos se tornem fortes e amadurecidos para Deus. As pessoas que mais nos fazem bem não são aquelas que se compadecem de nós; estas sempre atrapalham, porque a compaixão nos enfraquece. Ninguém compreende um servo de Deus senão aquele que tem muita intimidade com o Salvador. Se aceitarmos a compaixão de um irmão, o sentimento reflexo será: "Deus está sendo muito duro comigo". Foi por isso que Jesus disse que a autopiedade era do diabo (ver Mt 16.23). Tenha cuidado para com a reputação de Deus. É fácil denegrir o caráter de Deus por que ele nunca revida e nunca se defende. Rejeitemos a idéia de que Jesus precisou de compaixão em sua vida terrena.; ele recusou a compaixão dos homens porque sabia muito bem que ninguém na terra compreendia o que ele estava pretendendo. Ele só aceitou a compaixão do Pai e dos anjos do céu (cf. Lc 15.10).

     Segundo o julgamento do mundo, Deus desperdiça de modo incrível a vida dos seus servos e os coloca nos lugares mais inúteis. "Deus quer-me aqui porque sou muito útil" - pensamos. Mas Jesus nunca avaliou sua vida em termos de grande utilidade. Deus coloca seus servos onde irão glorificá-lo, e não temos nenhuma competência para julgarmos a viabilidade ou não do lugar.

TUDO PARA ELE