15 de Agosto
Sinais do Novo Nascimento

"Importa-vos nascer de novo" - João 3.7.

     A resposta à pergunta "Como pode um homem nascer sendo velho"?  é a seguinte: "Quando ele estiver suficientemente velho para morrer - morrer completamente para todos os seus direitos, para sua virtudes, para sua religião, para tudo, e receber em si mesmo uma vida que nunca possuiu antes".  A nova vida se manifesta em um arrependimento consciente e em uma santidade inconsciente.

     "Mas a todos quantos o receberam" (Jo 1.12).  Será que meu conhecimento de Jesus é o resultado da percepção espiritual pessoal ou é apenas o que aprendi de outros? Há algo em minha vida que me ligue com o Senhor Jesus como meu Salvador pessoal? Toda experiência espiritual deve ter por base um conhecimento pessoal.  Nascer de novo significa ver a Jesus.

     "Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3.3).  Será que estou à procura de sinais do reino, ou percebo claramente o governo de Deus? O novo nascimento me confere um novo poder de visão pelo qual começo a discernir esse governo, que estava aí o tempo todo, mas sempre relacionado à natureza de Deus; agora que recebi a natureza dele, consigo ver que ele está no controle.

     "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado"  (1 Jo 3.9).  Estou tentando parar de pecar, ou já parei de pecar? Nascer do Espírito significa que tenho o poder sobrenatural de Deus para deixar de pecar. A Bíblia nunca pergunta: o cristão pode pecar? Ela afirma enfaticamente: o cristão não deve pecar. A ação efetiva da nossa nova vida é tal que não vivemos na prática do pecado; que não apenas temos o poder de não pecar, mas que paramos de pecar. 1 João 3.9 não significa que não podemos pecar; significa que, se obedecemos à vida de Deus que há em nós, não precisamos pecar.

TUDO PARA ELE