16 de Agosto
Será que Ele me Conhece . . .
"Ele chama pelo nome..." – João 10.3.

     ... quando, tragicamente, não o compreendo? (Jo 20.17). É possível conhecer-se tudo sobre doutrina e todavia não conhecer a Jesus. Quando nosso conhecimento de doutrina ultrapassa a nossa comunhão com Jesus estamos correndo perigo. Por que Maria chorava? A doutrina valia tanto para Maria quanto a relva que ela pisava. Em questões doutrinárias, qualquer fariseu poderia ganhar fácil de Maria; mas o que não poderiam ridicularizar nela era o fato de que Jesus lhe expulsara sete demônios; todavia as bênçãos dele nada eram em comparação com o próprio Jesus. Maria  "viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus";  mas assim que ela ouviu aquela voz, reconheceu que quem lhe falava era a pessoa que ela conhecia por experiência. "Mestre!"

     ... quando, teimosamente, duvido? (Jo 20.27).  Terei andado duvidando de alguma coisa a respeito de Jesus – uma experiência de que outros testificaram mas que eu não tive? Os outros discípulos contaram a Tomé que tinham visto a Jesus, mas Tomé duvidou: "Se eu não o vir... de modo nenhum o acreditarei".  Tomé precisava de um toque pessoal de Jesus. Não sabemos como nem quando ele nos tocará, mas, quando isso ocorre, a experiência é indescritivelmente preciosa. "Senhor meu e Deus meu!"

     ... quando, egoisticamente, o nego? (Jo 21.15-17). Pedro negara a Jesus Cristo com pragas e juramentos; todavia, depois da ressurreição, Jesus apareceu a Pedro a sós. Primeiro, reintegrou-o em particular, e depois diante dos outros. "Senhor, tu sabes que eu te amo."

     Será que eu tenho vivenciado um relacionamento pessoal com Jesus Cristo? O sinal do discipulado é uma relação pessoal com ele – um conhecimento de Jesus Cristo que nada pode abalar.

TUDO PARA ELE