18 de Agosto
Alguma Vez a
Tristeza o Deixou Sem Palavras?
"Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo" – Lucas 18.23.

     O jovem rico retirou-se mudo de tristeza, nada mais tinha a dizer. Não tinha dúvida nenhuma quanto ao que Jesus lhe dissera, nem discutiu o sentido das palavras dele, e isso produziu nele uma tristeza inexprimível. Você já se viu nessa situação? Deus já lhe falou sobre algo que você considera uma tristeza sua – temperamento, gostos pessoais, relacionamentos? Nesse caso, você já se entristeceu muitas vezes a ponto de não saber o que dizer. O Senhor não irá atrás de você, não lhe fará súplicas, mas todas as vezes que o fizer deparar com aquilo, simplesmente repetirá: "Se você falou sério, essas são as condições".

     "Vende tudo o que tens", despoje-se moralmente diante de Deus de tudo o que talvez seja uma riqueza, até reduzir-se a um simples ser humano, e então ofereça isso a Deus. É aí que se trava a batalha - quando colocamos nossa vontade antes da de Deus. Você está mais voltado para a sua idéia daquilo que Jesus deseja, do que para ele mesmo? Se assim o for, provavelmente ouvirá uma de suas frases duras que o entristecerá. O que Jesus diz é duro; e só se torna fácil quando o ouvimos com uma disposição igual à dele. Tenha cuidado para não deixar que nada abrande a palavra dura de Jesus Cristo.

     Posso ser tão orgulhoso de minha pobreza, tão consciente de que não sou alguém que nunca serei discípulo. Estarei disposto a me esvaziar do senso de que sou pobre? É aí que entra o desânimo. O desânimo é o amor-próprio desencantado, e esse amor próprio pode ser amor à minha devoção por Jesus.

TUDO PARA ELE