24 de Agosto
O Índex Espiritual
"Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?" - Mateus 7.9.

.....O exemplo de oração que o Senhor usa aqui é o de um bom filho pedindo uma coisa boa. Falamos sobre oração como se Deus nos ouvisse independentemente do nosso relacionamento com ele (cf. Mt 5.45). Nunca diga que não é da vontade de Deus dar-lhe aquilo que você pede; não se sente e esmoreça, mas descubra a razão...consulte o "índex". Será que tem um bom relacionamento com sua esposa, com seu esposo, com seus filhos, com seus colegas - você é um "bom filho" nesse sentido? "Oh, Senhor, tenho andado irritado e mal-hmorado, mas desejo uma bênção espiritual." Não poderá recebê-la enquanto não se colocar na condição de bom filho.

.....Confundimos provocação com devoção; confundimos argumentar com Deus com entrega pessoal. Não queremos consultar o índex. Tenho pedido a Deus que me dê dinheiro para algo que desejo, quando tenho dívidas que ainda não paguei? Estarei pedindo a Deus liberdade, enquanto a tiro de alguém que me é chegado? Deixei de perdoar as transgressões de alguém, ou de ser bondoso para com ele? Será que estou agindo como filho de Deus perante meus parentes e amigos? (V.12.)

.....Sou filho de Deus apenas pela regeneração, mas, como filho, sou bom somente quando ando na luz. A maioria de nós transforma a oração em chavões religiosos; é uma questão de emoção, de comunhão mística com Deus. Mas estamos apenas produzindo um "nevoeiro" espiritual. Se consultarmos o índex, veremos claramente o que está errado - aquela amizade, aquela dívida, aquele mau humor. Não adianta orar, a não ser que estejamos vivendo como filhos de Deus. Aí Jesus diz: "Todo o que pede recebe."

TUDO PARA ELE