5 de Setembro
A Vigília do Missionário
"Vigiai comigo" - Mateus 26.40

    "Vigiai comigo" - sem nenhuma perspectiva particular, mas vigiai exclusivamente comigo. No início da nossa vida espiritual, não vigiamos com Jesus; vigiamos a sua chegada. Não vigiamos com ele através da revelação da Bíblia, nem nas circunstâncias de nossa vida. Agora, porém, o Senhor tenta iniciar-nos na identificação com ele num Getsêmani pessoal, mas resistimos e replicamos: "Não, Senhor,.não consigo entender o sentido disso; é muito penoso." Como podemos vigiar com alguém que é inescrutável? Como iremos .compreender Jesus o suficiente para vigiar com ele em seu Getsêmani, quando não sabemos sequer por que ele está sofrendo? Não sabemos vigiar com ele; estamos acostumados apenas à idéia de ter Jesus vigiando conosco.
    Os discípulos amavam Jesus Cristo até onde .
ia a capacidade natural deles; mas não compreendiam o que ele estava pretendendo. No jardim do Getsêmani dormiram por causa da tristeza que sentiam, e, naquele dia, após três anos de estreita intimidade, "todos, deixando-o, fugiram".
    "Todos ficaram cheios do Espírito Santo" - os mesmos "eles", mas, nesse meio tempo, algo maravilhoso havia acontecido - a morte, a ressurreição e a ascensão do Senhor; e .os discípulos foram cheios do Espírito Santo. O Senhor havia dito: "Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo", e isso significa que eles aprenderam a vigiar com ele pelo resto da vida.

TUDO PARA ELE