27 de Setembro
O "Vai" da Renúncia
"Seguir-te-ei para onde quer que fores" - Lucas 9.57.

     A atitude do Senhor para com esse homem é de severo desestímulo, porque ele sabia o que é.a natureza humana. Nós diríamos: "Imagine só, perder a oportunidade de ganhar aquele homem!" "Imagine só, fazer soprar em torno dele um vento frio que o gelou e o fez recuar desanimado!" Nunca peça desculpas pelas palavras do Senhor. Elas nos magoam e ofendem até que não haja mais nada em nós que possa ser magoado ou ofendido. Jesus Cristo não demonstra a menor brandura com qualquer coisa que, no final das contas, possa vir a destruir alguém que está no serviço de Deus. As respostas do Senhor não se baseiam em caprichos, mas no seu conhecimento da natureza humana. Se o Espírito de Deus trouxer à sua mente uma palavra do Senhor que o magoa, pode estar certo de que há alguma coisa em você que ele deseja ferir de morte.

     V. 58. Essas palavras matam em mim o anseio de servir a Jesus Cristo apenas pelo prazer pessoal de servi-lo. O rigor da rejeição mata tudo, deixando apenas meu Senhor e eu, e uma desolada esperança. "Não pense nas recompensas prometidas; sua estrela-guia deve ser seu relacionamento comigo; e eu não tenho onde reclinar a cabeça".

     V. 59. Esse homem não queria decepcionar Jesus, nem magoar seu .pai. Temos a tendência de colocar a lealdade aos parentes no lugar da lealdade a Jesus Cristo, e Jesus acaba ficando em último lugar. Sempre que houver conflito de lealdades, obedeça a Jesus Cristo, custe o que custar.

     V. 61. Aquele que diz: "Sim, Senhor, mas..." é o que tem sempre uma disposição incrível, mas nunca vai. Esse homem impôs algumas condições próprias. O exigente chamado de Jesus Cristo não deixa margem para despedidas, porque a despedida, do modo como geralmente a praticamos, é anticristã. Quando ouvir o chamado de Deus, ponha-se a caminho, e não pare nunca mais.

TUDO PARA ELE