Zebulom

A Tribo de Zebulom

Censo. De acordo com a lista genealógica (cap 46), na época da migração para o Egito, enquanto José ainda estava regendo o Egito, são nomeados três filhos de Zebulom. Durante a jornada no deserto, Zebulom, com Judá e Issacar, formou o primeiro acampamento. A tribo contou 57.400 (Nm 1:31).

Posição. O lugar de Zebulom estava no lado oriental do Tabernáculo, com seus irmãos Judá e Issacar (Nm 2:3-8).

Estandarte. O lugar de Zebulom no acampamento estava com o estandarte da tribo de Judá (junto com Issacar). Os rabinos dizem que este estandarte era de 3 cores, sárdio, topázio e carbúnculo no qual foi inscrito os nomes das 3 tribos e traz a figura do filhote de um leão).

Viajando. "Todos os que foram contados do exército de Judá (Issacar e Zebulom), eram cento e oitenta e seis mil e quatrocentos, segundo os seus esquadrões, estes marcharão primeiro" (Nm 2:9).

Representantes. Em Sinai o cabeça da tribo era Eliabe, filho de Helom (7:24); e em Siló, estava Elizafã, filho de Parnaque (34:25). Seu representante entre os espias era Gadiel, filho de Sodi (13:10).

Notas interessantes. Zebulom representou um papel importante na história de Israel durante o período dos Juízes. Seus homens de guerra eram uma parte importante da força de Baraque contra Sísera (Jz 4:6-10; 5:14,18) e do exército de Gideão contra os Midianitas (Jz 6:35). Elom, o Zebulomita, julgou a Israel durante dez anos (Jz 12:12). Em Hebrom, 50.000 Zebulomitas uniram-se às outras tribos proclamando a Davi como rei (I Cr 12:33,40). Embora Zebulom sofreu durante as guerras assírias quando Tiglate-Pileser levou cativo a Israel para a Assíria (II Rs 15:29), Isaías profetizou que no futuro, Zebulom seria grandemente abençoado: "A terra de Zebulom e a terra de Naftali... a Galiléia dos gentios. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz" (Is 9:1-2). De acordo com o Evangelho de Mateus, foi cumprida esta profecia quando Jesus começou o seu ministério na Galiléia deles (Mt 4:12-17). Nazaré, cidade nativa de Jesus, e Caná onde Ele realizou o seu primeiro milagre, ambas estão no território de Zebulom.

A Divisão da Terra. Na divisão do território, o quinhão de Zebulom foi o terceiro, e coube a ele uma extensão graciosamente diversificada no Norte do país. A área da possessão dele é bastante clara em geral, mas é impossível definir exatamente os limites (Js 19:10-16). A linha correu em direção ao norte do Monte Tabor, mantendo no Oeste o Mar de Galiléia, daí para Kerr `Anan (Hanaton), virando para o oeste ao longo da base da montanha, e alcançando o limite de Aser, provavelmente pelo vale de Abilm. Daí então para o sul ao oposto de Quisiom, para Quimon (Jocneã). Como a planície pertenceu a Issacar, a borda sul daria limites à sua extremidade do norte, e terminaria novamente no Tabor, provavelmente perto de Deburiyeh (Daberate) que pertenceu a Issacar (21:28). Nazaré, cidade nativa de Jesus, e Caná onde Ele realizou o Seu primeiro milagre, ambos pertencem ao território de Zebulom.

O Homem Zebulom

Heb. tzeb'oo-loon; "morando, habitação". O décimo filho de Jacó, e o sexto e último de Lia

Gn 30:19-20: "E Lia concebeu outra vez, e deu a Jacó um sexto filho. E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou-lhe Zebulom".

Não há nada de pessoal registrado sobre Zebulom.



A Tradição Judaica

O Pseudo-targum de Jônatas diz que Zebulom foi o primeiro dos cinco irmãos apresentados a Faraó por José, quando Israel e a sua casa chegaram ao Egito (Gn 47:2).

Copyright © 1998 2017  O Acelerador de Conhecimento Bíblico