LIVRO DE AMÓS

Capítulos: Introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, Introdução da Bíblia.

AUTOR. Amós: Seu nome significa "carga", ou "carregador". Era um cidadão de Técoa, na tribo de Judá. Foi boiadeiro e recolhedor de figos silvestres, 7:14. Sua chamada, 7:15. A intenção de fazê-lo calar, 7:10-13.

DATA. Profetizou durante os reinados de Jeroboão II em Israel, e Uzias em Judá.

ESTILO. Simples, porém pitoresco.

O livro possui muitas metáforas chocantes.

Ilustrações

(a) A fadiga da misericórdia de Deus para com os pecadores comparada a um carro sobrecarregado, 2:13.

(b) A pressão do dever do profeta comparada ao rugir do leão, 3:8.

(c) O escape difícil do remanescente de Israel comparado ao pastor que livra da boca do leão duas pernas ou a ponta de uma orelha,3:12.

(d) A escassez da Palavra de Deus comparada a um homem no mundo natural, 8:11-12.

Amós, como profeta, em muitos sentidos foi como Cristo.

(1) Em sua ocupação, um trabalhador, 7:14.

(2) Em sua humildade, reconheceu sua origem humilde, 7:15.

(3) Em seu método de ensino por meio de ilustrações.

(4) Ao afirmar sua inspiração divina. "Assim diz o Senhor" ocorre quarenta vezes em sua profecia.

(5) Ao ser acusado de traição, 7:10; Jo 19:12.

(6) Na pressão do dever que estava sobre ele, 3:8; Jo 9:4.

(7) Ao denunciar o egoísmo dos ricos, 6:4-6; Lc 12:15-21.

SINOPSE

(1) Os juízos vindouros sobre as nações vizinhas, 1:3-15;2:1-3.

(2) Discursos ameaçadores.

(a) Contra Judá, 2:4-5.

(b) Contra Israel, 2:6-16.

(3) O chamado de Israel para que busque a Deus com sinceridade, cap.5.

(4) A condenação da vida na opulência, 6:4-14.

(5) Uma série de cinco visões.

(a) A visão dos gafanhotos, 7:1-3.

(b) A visão do fogo, 7:4-5.

(c) A visão do prumo, 7:7-9.

(d) A visão de um cesto de frutos de verão, 8:1-3.

(e) A visão de um santuário derrubado, 9:1-10.

(6) As visões são interrompidas pela intenção de intimidar o profeta, 7:10-13.

(7) A predição da dispersão e da restauração de Israel,9:9-15.

Capítulos: Introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, Introdução da Bíblia.