LIVRO DO APOCALIPSE

Capítulos: Introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, Introdução da Bíblia.

AUTOR. O apóstolo João.

LUGAR. Possivelmente na ilha de Patmos, na costa ocidental da Ásia Menor, aonde João foi desterrado " por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus ".

DATA. Indeterminada. De acordo com a opinião tradicional, perto do ano 96 a.C.

AUTORIDADE. Diz-se ser a revelação de Jesus, 1:1.

MÉTODOS DE INTERPRETAÇÃO. Estes têm sido extremamente variados e com freqüência imaginativos. Milhares de volumes têm sido escritos sobre este livro. Existem diversas escolas que tratam deste tema e podemos destacar:

(1) A pretérita. Crê que as profecias do Apocalipse já se cumpriram. - Inexata, vez que cabe a João escrever "as coisas que  tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder" (Ap 1:9). O Livro, portando, trata do Eterno Passado, do Eterno Presente e do Eterno Futuro. 

(2) A futurista. Sustenta que o livro contém um prognóstico da história universal. Correta. É a história do mundo escrita antecipadamente. Mas precisamos atentar de que trata-se de um futuro que vai chegar.

(3) A histórica. Vê os eventos do livro como descrições simbólicas da história da igreja, desde a época do Novo Testamento até o final dos tempos. Inexata. Não é só a história da igreja, mas do mundo, do homem, da humanidade.

(4) A eclética, ou idealista. Firma-se nos princípios espirituais do livro e não dogmatiza sobre detalhes das visões mais misteriosas. Inexata. A Bíblia não fixa-se entre "o espiritual e o material". Deus fez os mundos, de forma que o que se vê vem daquilo que não se vê; Esta escola crê que há três classes de passagens no Apocalipse: as que são mui claras em seu ensino espiritual; as que são misteriosas, mas que contêm elementos da verdade e são instrutivas; as que são tão ocultas que é inútil, com nosso conhecimento atual, dar-lhes interpretações finais.

(5) A Interpretativa, Teleológica ou simbólica: Crê que os elementos interpretativos encontram-se em Daniel (o livro selado) e em Apocalipse (o livro aberto), e que os fatos ocorreram, estão ocorrendo e ocorreram ao longo da História, exatamentte como no livro se contem; que os simbolos são corretos e literais, exceto quando pelo próprio símbolo vê-se claramente que é figurativo: Exemplo: Uma mulher vestida do sol - literal: a Igreja em sua maior glória, conforme Romanos 11:25; uma besta com sete cabeças: - figurada - uma figura de autoridade das trevas exercida através de uma pessoa ou organismo/organização;

Como toda profecia, é provável que muitas passagens contenham dois elementos, o próximo e o distante. O primeiro se refere especialmente a eventos durante a época de João ou pouco depois; o último trata de acontecimentos dos tempos atuais e vindouros.

PARTICULARIDADES

(1) O Apocalipse é o único livro da Bíblia que contém uma promessa especial aos leitores obedientes (1:3), e ao mesmo tempo pronuncia uma maldição sobre os que alterem seu conteúdo, 22:18-19.

(2) Sete é o número dominante do livro. Sete candeeiros, igrejas, selos, anjos, trombetas, tronos, taças, espíritos, estrelas, etc.; e sete "não mais".

(3) Os últimos capítulos de Apocalipse contêm um contraste assombroso com os primeiros capítulos de Gênesis. Gênesis fala da criação do sol, da entrada do pecado no mundo, da proclamação da maldição, do triunfo de Satanás, e da exclusão da "árvore da vida". Apocalipse fala de um lugar onde não haverá pecado nem maldição, onde Satanás será vencido, e onde haverá acesso à " árvore da vida ".

PLANO DE ESTUDO

Ainda que este livro tenha sido com freqüência passado por alto, devido a seu caráter misterioso, há muitos pontos de vista a partir dos quais pode-se estudá-lo proveitosamente, sem a necessidade de dar-lhe interpretação dogmática ou arbitrária. Se o livro está escrito em chave, não pretendemos haver encontrado um manual que lhe revele os mistérios.

Simplesmente sugerimos o tema seguinte como algo proveitoso.

TEMA SUGERIDO. O conflito moral e espiritual das épocas.

FIGURA CENTRAL. O Cordeiro, finalmente vitorioso sobre todos os poderes do mal. O Cordeiro é mencionado cerca de trinta vezes.

ACONTECIMENTOS DA ÉPOCA. Há muitos destes acontecimentos no livro; sugerimos dois, que devemos considerar no estudo das visões.

(1) O nascimento do filho varão, que consideramos a parte da Igreja que vai ser arrebatada "para Deus e para o seu Trono";

(2) O toque da sétima trombeta (11:15), que anuncia Sua vitória em todo o mundo.

SINOPSE

O livro pode ser dividido numa série de visões, algumas das quais são parcial ou totalmente veladas: outras são comparativamente claras em seus ensinos. Não é possível dizer sempre onde termina uma visão e começa outra, mas, por conveniência, elas podem ser estudadas sob vários aspectos, de acordo com o ponto de vista de cada uma.

Cap. 1.

(1) Introdução e promessa aos leitores obedientes, vv. 1-3.

(2) Saudação de João e do Cristo glorificado, vv. 4-8.

VISÃO I.

(1) Do Cristo glorificado, 9-16.

(2) A ordem de escrever às sete igrejas, v. 19.

(3) A mensagem às igrejas, caps. 2-3.

Cap. 2.

(a) A Éfeso, a igreja reincidente, persistente no serviço, estrita na disciplina, mas esfriando-se em seu amor, vv. 1-7.

(b) A Esmirna, a igreja pobre, mas verdadeiramente rica, que enfrenta um período de perseguição, vv. 8-11.

(c) A Pérgamo, a igreja num ambiente perverso, firme mas infectada com heresia, vv. 12-17.

(d) A Tiatira, a igreja de boas obras, mas que tolerava uma falsa profetisa, vv. 18-29.

Cap. 3.

(e) A Sardes, a igreja moribunda, vv. 1-6.

(f) A Filadélfia, a igreja fraca, mas fiel, vv. 7-13.

(g) A Laodicéia, a igreja morna, satisfeita consigo mesma, que se orgulha da sua riqueza, mas que é miserável, pobre, cega e nua, vv. 14-22.

Pensamento saliente: promessas aos vencedores.

VISÃO II. Parcialmente velada.

Cap. 4.

(1) A visão de Deus no céu sobre seu trono, o Criador do Universo recebendo a adoração dos seres viventes e dos vinte e quatro anciãos, vv. 1-11.

Cap. 5.

(2) O Cordeiro abre o livro dos sete selos, o cântico novo, e a adoração universal do Cordeiro. Interpretação sugerida: somente Cristo pode desvendar os mistérios divinos mas profundos.

Cap. 6.

(3) A abertura dos seis selos, (velada), vv. 1-17. Tem havido muitas interpretações diferentes; não vale a pena juntar outra. Uma lição clara, vv. 9-11, é que os crentes são provados pela demora divina.

VISÃO III. Parcialmente velada.

Cap. 7. vv. 1-8, Pensamento sugerido: Deus protege seu povo escolhido.

VISÃO IV.

Cap. 7. Certezas reconfortantes.

(a) A multidão incontável dos redimidos, vv. 9-10.

(b) Os meios mediante os quais eles aparecem na presença de Deus, vv. 13-15.

(c) Suas atividades e seu gozo eterno, vv. 15-17.

VISÃO V. Parcialmente velada.

Cap. 8. Evento transcendental, a abertura do sétimo selo, causa silêncio no céu. v. 1.

Possível explicação. Toda a música e as vozes dos anjos silenciaram porque durante o período do sétimo selo é chegada a salvação, a glória e o Reino do nosso Deus e do Seu Cristo;.

Isto não é mera imaginação. O fim do tempo evidentemente se aproximava, 10:6. Se esta interpretação é correta, em 8:1 nos encontramos na fonte exata do plano divino de salvação, e veremos que os eventos focalizam até o filho varão do capítulo.

Em 8:3-4, a idéia parece ser que as orações dos santos subiram a Deus pedindo a vinda do reino messiânico.

Cap. 9. Logo continua uma porção velada da visão, o toque das seis trombetas, caps. 8 e 9, que segundo parece, anuncia os juízos vindouros.

Caps. 10 e 11.

VISÃO VI. Parcialmente velada. A única coisa clara é que os eventos parecem apontar a grande consumação pelo fato do anjo poderoso anunciar que não haveria mais demora. (10:5-7), mas que as boas novas referidas pelos profetas estão prestes a ser cumpridas.

Entre tantas opiniões diferentes, é temerário sugerir uma interpretação do livrinho do capítulo 10;  quanto às duas testemunhas do capítulo 11, são os "dois varões uqe assistem diante do Senhor de toda a Terra".  Já que estes precedem imediatamente a visão do nascimento do filho varão do capítulo 12, elas podem referir-se ao período profético anterior à segunda vinda de Cristo.

Talvez os capítulos 12-20 contenham visões parcialmente veladas relacionadas com o grande conflito que antece o reino messiânico.

VISÃO VII.

Caps. 12 e 13. O grande evento da época, O nascimento do filho varão, (a parte da igreja a ser arrebatada), e a manifestação simultânea dos poderes satânicos organizados para impedi-la.

A justificação deste ponto de vista é que durante a vida de Cristo na terra os poderes das trevas estavam em intensa atividade. Note a intenção de Herodes de destruir o menino Jesus, os numerosos casos de possessão satânica e a oposição maligna que resultou na crucificação de Cristo.

Não há aqui nenhuma interpretação detalhada dos mistérios, mas se chama a atenção para as armas espirituais com as quais seria ganha a vitória, vv. 12.11.

VISÃO VIII. Parcialmente velada.

Cap. 14, vv. 1-13. Sem nenhuma interpretação forçada, é possível olhar este capítulo como um resumo profético do conflito vindouro entre o Cordeiro e seus inimigos.

Se este ponto de vista é aceito, nos primeiros cinco versículos os cento e quarenta e quatro mil representariam os remanescentes das doze tribos de Israel; os versículos 6-7 se refeririam ao começo de uma atividade missionária em todo o mundo, durante a Grande Tribulaçãom através desses 144.000 judeus convertidos; os versículos 8-11 seriam anúncios preliminares da vitória final, e os versículos 12-13 se refeririam à bem-aventurança dos crentes mortos.

VISÃO IX. Parcialmente velada.

Cap. 14. A sega e a vindima, vv. 16-20.

VISÃO X. Parcialmente velada.

Cap. 15.

(1) Os primeiros vencedores e seu cântico, vv. 1-4.

(2) Os sete anjos e as taças de ouro, vv. 5-8.

Cap. 16. O derramamento das sete taças da ira, vv. 1-21.

VISÃO XI. Velada.

Caps. 17,18. A queda de Babilônia, a cidade prostituta, e dos inimigos do Cordeiro que a venceram.

VISÃO XII.

Cap. 19.

(1) O coro de aleluia no céu, celebrando a vitória espiritual, vv. 1-6.

(2) As bodas do Cordeiro, vv. 7-9.

VISÃO XIII.

(1) Cristo, vindo com os seus, sobre um cavalo branco, fere as nações com a espada do Espírito, 19:11-16.

(2) Parcialmente velada. Cristo vence a besta, o falso profeta e a seus aliados.

VISÃO XIV. Parcialmente velada.

Cap. 20.

(1) O aprisionamento de Satanás, vv. 1-3.

(2) A primeira ressurreição, vv. 4-6.

(3) Satanás é desamarrado; sua atividade maligna, vv. 7-9.

(4) A queda de Satanás, a besta e o falso profeta, v. 10.

(5) O juízo final, vv. 11-15.

VISÃO XV.

Caps. 21-22. Os novos céus e a nova terra. A cidade Santa, um tipo da Igreja, a esposa do Cordeiro.

Cap. 21. Suas características: Origem celestial,21:2; radiante, v. 11; separada e protegida, v. 12; acessível, v. 13; alicerces firmes, v. 14; inabalável, v. 16; formosamente adornada, vv. 18-21; com um templo espiritual, v. 22; iluminada por Deus, vv. 23-25;glorificada, v. 26; livre de manchas, v. 27.

Cap. 22. O paraíso restaurado. Suas características distintivas: o rio da vida, v. 1; a árvore da vida, v. 2; sem maldição, v. 3; a visão beatífica da marca divina nos santos, v. 4; o dia eterno e o domínio dos santos, v. 5.

Os últimos ensinos: fiéis e verdadeiros, v. 6; ressaltam o iminente regresso do Senhor, v. 7; deve-se adorar somente a Deus, vv. 8-9; o caráter leva à permanência final, v. 11; a última promessa, v. 14; o último convite, v. 17; a última advertência, vv. 18-19.

Bênção e oração, v. 21.

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