
O Acampamento
dos Filhos de Israel Os
Filhos de Israel em Marcha

Israel em
Marcha
 |
uando chegou o tempo do povo continuar a
sua jornada, o sinal para levantar acampamento era dado
pelos sacerdotes que sopravam o alarme em duas trombetas de prata
batida, juntamente com o
Shofar (chifre de carneiro). Analisando depois as suas
representações encontradas em moedas judaicas e esculpidas no Arco
de Tito em Roma, era possível dizer que a Trombeta era uma
tuba de metal cintilante tendo em média 1,20m de comprimento. Uma
série de pequenos sons seria o sinal para as tribos se moverem em
sua ordem pré-estabelecida. |

O Shofar ou o Chifre de carneiro (à direita) e o alarme das
trombetas de prata batida (à esquerda)

De acordo
com tradição judiaica de Rosh Hashanah, o shofar serve para proclamar Deus
como Rei (Heb. Meleq) do Universo. O shofar aclama a Sua coroação (Heb.
tashlikh), a cerimônia onde os judeus vão para um córrego ou uma
fonte de água. Isto vem de um costume no qual os reis foram coroados no
mar para proclamar que o seu domínio se estende por sobre todas as águas e
por toda a terra (Salomão, por exemplo, foi coroado na fonte em
Giom).

Embalando a Mobília Santa
Coatitas
Os
Coatitas estavam encarregados de levar a
mobília do Tabernáculo. Quando o acampamento era levantado,
Arão e seus filhos tinham a tarefa de desmontar e embalar os
objetos sagrados. Aos Coatitas não era permitido tocar estes objetos ou
até mesmo vê-los, para que não
morressem.
Nm 4:1-16 "1 E FALOU o SENHOR a Moisés
e a
Arão, dizendo: Fazei a soma dos filhos de Coate, dentre os filhos de Levi,
pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais; da idade de trinta anos
para cima até aos cinqüenta anos, será todo aquele que entrar neste
serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação. Este será o
ministério dos filhos de Coate na tenda da
congregação, nas coisas santíssimas. Quando partir o
arraial, Arão e seus filhos virão e tirarão o véu da tenda, e com ele
cobrirão a arca do testemunho, e pôr-lhe-ão por cima uma coberta de
peles de
texugos, e sobre ela estenderão um pano, todo azul, e
lhe colocarão os varais. Também sobre a mesa da
proposição estenderão um pano azul; e sobre ela porão os
pratos, as colheres, e as taças e os
jarros para libação; também o pão contínuo estará sobre ela. Depois
estenderão em cima deles um pano de carmesim e com a coberta de peles de
texugos o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais. Então tomarão um pano
azul, e cobrirão o candelabro da luminária, e as suas lâmpadas, e os seus
espevitadores, e os seus apagadores, e todos os seus vasos de azeite, com
que o servem. E envolverão, a ele e a todos os seus utensílios, na
coberta de peles de texugos; e o colocarão sobre os varais. E sobre o
altar de ouro estenderão um pano azul, e com a coberta de peles de
texugos, o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais. Também tomarão todos
os utensílios do ministério, com que servem no santuário; e os colocarão
em um pano azul, e os cobrirão com uma coberta de peles de texugo e os
colocarão sobre os varais. E tirarão as cinzas do altar, e por cima dele
estenderão um pano de púrpura. E sobre ele colocarão todos os seus instrumentos
com que o servem: os seus braseiros, os garfos e as
pás, e as
bacias; todos os pertences do
altar; e por cima dele estenderão uma coberta de peles de texugos, e lhe
colocarão os seus varais. Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do
arraial, acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do
santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário
não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na
tenda da congregação. Porém o cargo de Eleazar, filho de Arão, o
sacerdote, será o azeite da luminária e o incenso aromático, e a contínua
oferta dos alimentos, e o azeite da unção, a cargo de todo o tabernáculo,
e de tudo que nele há, o santuário e os seus
utensílios".
Objeto de
atenção especial era a Arca da Aliança.
Em primeiro lugar os sacerdotes tiravam o
véu e usaram-no para cobrir a arca. Depois disto cobriam-na com
peles de texugo e acima de tudo estendiam um sólido tecido azul. Ao
terminar, os levitas colocavam os varais.
Os outros itens também
receberam três cobertas diferentes, mas neles a impermeável pele de texugo
estava por último. Somente a Arca da Aliança salientava o azul
e todo o povo poderia identificá-la com o Senhor que os
conduziu.
Depois que os procedimentos de cobertura fossem
completados, o Coatitas removiam a mobília sob a supervisão do sacerdote
Eleazar que tinha o encargo do santuário e era responsável pelos levitas
que lá trabalhavam.
Gersonitas
Feito isto, vinham então
os Gersonitas para desmontar os objetos do tabernáculo. Eles removiam as
cortinas e cobertas que cobriam o santo lugar, juntamente com todas as
peças da cerca de linho:
Nm 4:24-28 "Este será o ministério
das famílias dos gersonitas no serviço e no cargo. Levarão, pois, as
cortinas do tabernáculo, e a tenda da congregação, e a sua coberta, e a
coberta de peles de texugos, que está por cima dele, e a cortina da porta
da tenda
da congregação, e as cortinas do pátio, e a cortina da porta do pátio, que
está junto ao tabernáculo, e junto ao altar em redor, e as suas cordas,
e todos
os instrumentos do seu ministério, com tudo o que diz respeito a eles,
para que sirvam. Todo o ministério dos filhos dos gersonitas, em todo o
seu cargo, e em todo o seu trabalho, será segundo o mandado de Arão e de
seus filhos; e lhes designareis as responsabilidades do seu cargo. Este é
o ministério das famílias dos filhos dos gersonitas na tenda da
congregação; e a sua guarda será debaixo da mão de Itamar, filho de Arão,
o sacerdote."
Isto era feito sob a
supervisão do filho de Arão, Itamar.
Meraritas
O Meraritas desmontavam
as armações do tabernáculo - as suas tábuas e varas.
Então eles removiam todos os postes, as
estacas, e as cordas que apoiavam a cerca de
linho ao redor do átrio exterior.
A marcha
Por este tempo todo o
povo estava pronto para viajar de um modo muito organizado.

A Arca conduzia a jornada.
Em
primeiro lugar a Arca da Aliança sendo o símbolo do comando divino
foi levantada. As varas descansaram nos ombros dos Coatitas que então
marchavam à frente do povo, com a arca sobre os ombros. Alguns textos das
Escrituras:
Nm 10:33-36 "Assim partiram do monte do SENHOR
caminho de três dias; e a arca da aliança do SENHOR caminhou diante deles
caminho de três dias, para lhes buscar lugar de descanso. E a nuvem do
SENHOR ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial. Acontecia que,
partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, SENHOR, e dissipados sejam os
teus inimigos, e fujam diante de ti os odiadores. E, pousando ela, dizia:
Volta, ó SENHOR, para os muitos milhares de Israel. "
Js 3:3-4 " E
ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do SENHOR
vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do
vosso lugar, e seguireis. Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de
dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho
pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes
antes".
Na jornada conduzida pela coluna de nuvem, os
Coatitas, que levavam a arca, e o povo seguiram a tribo de Judá,
que assumiu sua posição em primeiro lugar e marchou à
direita, atrás da arca. À seguir, no centro estava Issacar
e à esquerda,
Zebulom.
Vinham então as famílias
dos Levitas, de Gérson e Merari, que estavam utilizando os carros de boi
para transportar toda a estrutura e as cobertas do tabernáculo. Os
Gersonitas tinham dois carros cobertos, puxados por
quatro
bois, enquanto que os Meraritas com a
sua carga mais pesada, tinham quatro carros e oito bois.
Eles foram seguidos por Rúbem, Simeão e
Gade. Atrás deles vinham os Coatitas que traziam em seus
ombros os artigos santos da mobília (exceto a arca). Então, na marcha, a
mobília do tabernáculo estava ao centro com os levitas e as seis tribos
restantes que seguiam atrás como você pode ver na
ilustração:

Copyright 1998 -
2028 ©
O Acelerador de Conhecimento Bíblico
|