
O Sacerdote A
Consagração dos Sacerdotes As Vestes
Sacerdotais
As 5 Ofertas Levíticas
Os Sacrifícios
 |
ste sistema de
sacrifícios foi ordenado por Deus e foi colocado no centro e no
coração da vida da nação judaica. O que quer que os judeus
pensassem, naquela ocasião, por causa do sacrifício contínuo de
animais e o fogo ardendo continuamente no altar do holocausto.
Não há nenhuma dúvida de que era Deus quem
estava |
impregnando nos corações de cada
homem uma consciência do pecado de cada um; uma lição objetiva
que faria marcas na vida de cada pessoa; um quadro de
longa duração do sacrifício vindouro do Messias. Os sacrifícios
apontaram a Ele e foram cumpridos
n'Ele. |
O Culto no Antigo
Testamento(nt)
Há muitas instruções
para o sacrifício ao longo do Pentateuco, mas em Levítico são dedicados os capítulos 1-7
completamente às 5 ofertas levíticas que eram os principais
sacrifícios usados nos rituais. Eles descrevem 5 tipos de ofertas:
O Holocausto, a Oferta de Manjares, a Oferta Pacífica, a Oferta pelo Pecado, e a Oferta pela Culpa, cada uma delas
com suas variantes(nt).
As três primeiras
ofertas eram ato voluntário de adoração. As outras duas, de expiação
obrigatória pelo pecado cometido sem (ou com) intenção(nt).
Cada um dos sacrifícios foi cumprido
exclusivamente em Jesus Cristo.
O
Holocausto
O holocausto era um sacrifício a ser
completamente queimado. Nada dele era comido, e então o fogo consumia o
sacrifício inteiro. É importante notar que o fogo jamais se
apagava:
Lv 6:13 "O fogo arderá continuamente
sobre o altar; não se apagará."
O adorador israelita
trazia um animal masculino (um touro, cordeiro,
cabra, pombo, ou rola, que dependem da
riqueza do adorador) para a porta do Tabernáculo.
Lv 1:3 "Se a sua oferta for holocausto de gado,
oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá,
de sua própria vontade, perante o SENHOR".
O animal devia ser sem
defeito. O adorador então colocava suas mãos na cabeça do animal, e
em consciência que este animal inocente estava sendo reputado por pecador,
ele buscaria ao Senhor para perdão, e então mataria o animal
imediatamente.
Lv 1:4-9 "E porá a sua mão sobre a
cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua
expiação. Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão,
os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em
redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços. E os filhos de
Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre
o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os
pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do
altar; Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o
sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada,
de cheiro suave ao SENHOR".
Os sacerdotes eram
responsáveis por lavar as várias partes do animal antes de colocar sobre o
altar:
Lv 1:6-9 "Então esfolará o holocausto, e o
partirá nos seus pedaços. E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o
altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os
sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha
que está no fogo em cima do altar; Porém a sua fressura e as suas pernas
lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar;
holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao
SENHOR."
Depois, na história de
Israel haviam ofertas queimadas feitas duas vezes por dia, uma pela manhã
e uma ao entardecer (quando aparecia a primeira estrela):
Nm 28:3-4 "E dir-lhes-ás: Esta é a oferta
queimada que oferecereis ao SENHOR: dois cordeiros de um ano, sem defeito,
cada dia, em contínuo holocausto; Um cordeiro sacrificarás pela manhã, e o
outro cordeiro sacrificarás à tarde; "
O Holocausto,
como oferta queimada, era realizada para reconciliação dos pecados do
povo contra o Senhor, que os separavam de Deus, e era uma oferta de
dedicação contínua de suas vidas ao Senhor.
O holocausto era,
assim, a oferta de expiação pelo pecado. Uma expressão de dedicação,
devoção e total entrega a Deus.(nt)
A Oferta de Manjares
Os Israelitas ofereciam
manjares (cereais) ou legumes além dos animais. LevÍtico capítulo 2
menciona 4 tipos de ofertas de cereal, e dá instruções de preparo para
cada uma delas. O adorador poderia oferecer massa de
farinha de trigo assada em um forno, cozida em uma forma, frita em
uma panela, ou amassada para fazer pão para uma oferta de prímícias (como
na oferta das Primícias, oferecidas nas Festas - nt). Todas as ofertas de
manjares eram feitas com óleo e sal e nenhum mel e fermento seria usado
(óleo e sal preservariam, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O
adorador também traria uma porção de incenso puro.
As ofertas de
manjares eram trazidos a um dos sacerdotes que levavam isto ao altar e
lançavam uma "porção memorial" ao fogo e faziam o mesmo com o incenso. O
sacerdote comia o restante, a menos que ele mesmo estivesse trazendo a
comida como oferta, e ele a queimaria por inteiro.
A oferta
de manjares ou oferta de cereais era o reconhecimento da bondade e
providência divina e ato de devoção a Deus (nt). O propósito da oferta de
manjares era um oferecimento de presentes ou uma prímícia especial (nt), e
fala de uma vida que é dedicada a dar, e à generosidade.
As Ofertas Pacíficas
A oferta pacífica era uma
comida que foi dada pelo Senhor aos sacerdotes, e às vezes ao cidadão
comum. O adorador trazia bois ou vacas, ovelhas ou uma cabra. O ritual foi
comparado com o das ofertas queimadas, até ao ponto de queimar, onde o
sangue de animais era vertido ao redor das extremidades do
altar. Éram queimadas a gordura e as entranhas, e o restante era
comido pelos sacerdotes, e, (se fosse uma oferta expontânea) pelos
adoradores. Este sacrifício de louvor e ação de graças era quase sempre um
ato voluntário.
As ofertas pacíficas, incluíram bolos sem levedura.
Os sacerdotes comiam tudo, menos a porção comemorativa dos bolos e certas
partes do animal, no mesmo dia que o sacrifício era feito, e quando o
adorador os levava juntos, como oferta voluntária, o adorador poderia
comer durante 2 dias do animal inteiro, menos o peito e a coxa direita que
era comida pelos sacerdotes.
Jacó e Labão deram suas ofertas
pacíficas quando eles fizeram o seu pacto (Gn 31:43 ss). Era exigido fazer
estas ofertas quando se fizesse um voto de consagração à Deus, e Lhe
agradecendo com louvores enquanto, espontaneamente, se traziam as ofertas
voluntárias.
A oferta pacífica, também conhecida como oferta de
comunhão, era uma oferta de ações de graças e comunhão, e incluía uma
refeição comunitária. Podemos ver nela a Ceia, que mais tarde veio a ser a
ceia da Páscoa e que evoluiu para a Ceia do Senhor
(nt).
A Oferta pelo Pecado
As Ofertas pelo pecado
expiavam (liquidavam a dívida por completo) das fraquezas e fracassos não
intencionais dos adoradores e dos fracassos diante do
Senhor.
Lv 4:1-4 "FALOU mais o SENHOR a
Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo:
Quando uma alma pecar, por ignorância, contra alguns dos mandamentos do
SENHOR, acerca do que não se deve fazer, e proceder contra algum deles; Se
o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao SENHOR, pelo
seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado. E
trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, e porá
a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o
SENHOR".
Cada classe de pessoas tinha várias ordenanças
para executar:
Os pecados do
sumo sacerdote requeria
o oferecimento de um touro, e o sangue não era vertido no altar mas
aspergido do dedo do sumo sacerdote 7 vezes no altar. Então a gordura era
queimada, e o restante era queimado (nunca comido) fora do arraial "em um
lugar limpo" onde o sacrifício era feito e as cinzas se despejavam.
Lv 4:12 "Enfim, o novilho todo levará fora do
arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo
sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará."
Os
pecados dos líderes requeriam o oferecimento de um bode. O
sangue era aspergido somente uma vez, e o restante era vertido ao redor do
altar como com o oferecimento queimado.
Os pecados do
povo requeriam animais fêmeas, cabras, cordeiros, rolas, ou
pombas e no caso de ser muito pobre, um oferecimento de grãos era
aceitável só como um oferecimento de manjares.
Os pecados
não intencionais eram difíceis identificar e poderiam acontecer a
qualquer hora, e então os sacerdotes trabalhavam de perto como mediadores
com Deus e o povo e instruíam as pessoas sobre como eles buscariam ao
Senhor. No caso de qualquer pecado cuja oferta não foi trazida diante do
Senhor, havia ofertas para a nação e para o sumo sacerdote que os cobriam
de um modo coletivo. No Dia da Expiação (Yom Kippur) o sumo sacerdote
aspergia sangue no propiciatório para os seus próprios pecados e pelos
pecados da nação.
A oferta pelo pecado era expiação obrigatória
pelo pecado específico, cometido sem intenção. Incluía a confissão e o
perdão do pecado e a purificação da contaminação
(nt).
As
Ofertas pela Culpa
A Oferta pela culpa era
bem parecida com a oferta pelo pecado, mas a diferença principal era que a
oferta pela culpa incluía uma oferta em dinheiro para alguns
pecados relacionados à fraude ou à ignorância. Por exemplo, se alguém
enganasse sem querer a outrem, bastava o sacrífíco, ma se enganava, ainda
que por ignorância, no tocante às coisas sagradas, deveria acrescentar, ao
sacrifício, a restituição em dinheiro. Se o pecado fosse intencional
(mediante dolo ou fraude)em dinheiro, negócios ou propriedades, o
sacrifício devia ser acrescido da quinta parte,
em dinheiro, para o ofendido. Então ele, além do
sacrifício, reembolsava o que devia ao ofendido, mais
20%.
Lv 6:5-7 "Ou tudo aquilo sobre que jurou
falsamente; e o restituirá no seu todo, e ainda sobre isso acrescentará o
quinto; àquele de quem é o dará no dia de sua expiação. E a sua expiação
trará ao SENHOR: um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua
estimação, para expiação da culpa trará ao sacerdote. E o sacerdote fará
expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer das coisas
que fez, tornando-se culpada".


A Tradição
Judaica
O Tratamento dos
Animais
Embora o Senhor
prescrevesse a matança de animais para sacrifício e para comida, o
tratamento dos animais é de importância extrema no Judaísmo. O Talmude
descreve com cuidado as minúcias e o detalhe de como um animal seria
sacrificado para comida, e os regulamentos são principalmente determinados
por causa do desejo de proporcionar quanto possível uma morte
indolor. O matador não podia ser um surdo-mudo, ou um menor de idade, e
ele devia ser de mente sã (Chul. 1.
1). A faca deve ser perfeitamente lisa sem o mais
leve entalhe, e "a faca deve ser testada sobre seus
três lados na carne do dedo e na unha "
(ibid. 17b).
Há cinco causas de
desqualificação (ibid.
9a). [1]
Demora (Heb.
shehiyah), deve haver um contínuo movimento para
frente e para trás da faca sem qualquer interrupção.
[2] pressão
(Heb. derasah), o corte deve
ser feito com suavidade, sem o exercício de qualquer força.
[3] inserir
(Heb. chaladah), a faca não
deve ser inserida na carne, mas puxada transversalmente pela garganta.
[4] penetrar
(Heb. hagramah), o corte não
deve ser feito exceto por uma seção prescrita do pescoço.
[5] rasgar
(Heb. ikkur), o corte deve ser feito sem deslocar a traquéia ou
garganta. Qualquer uma destas ações faria o animal impróprio para consumo,
porque teria infligido dor no animal.
O Judaísmo ensina
formalmente o cuidado dos animais e um amor e respeito para com eles. Eles
deviam ser alimentados corretamente (pág. Jeb.
14d), e "um homem não deve
comer a comida dele antes de dar comida ao seu gado" (Ber. 40a).
Isto foi retirado das
Escrituras:
Deut 11:15 " E darei erva no teu
campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás."
O Judaísmo ensina o
homem a ser grato pelos animais, porque eles são como modelos para os
homens imitar. "Se a Torah
não sido dado a nós para nossa direção, nós não poderíamos aprender a
modéstia do gato, a honestidade da formiga, a castidade da pomba e os
modos do galo" (Erub.
100b). O Senhor ensinou a Moisés ter cautela com as
ovelhas antes de ele se ocupar em conduzir os membros do seu povo
(Ex 11.2)

O Culto no Novo Testamento
(nt)
A lei
das ofertas (o rito em si), foi dado no Sinai (Levítico 7:37-38), o que
limita sua aplicação à Antiga Aliança, enquanto que o significado e a
ordenança das ofertas foi dado posteriormente, já num contexto de aliança
(e não de lei), na tenda da congregação, o que traz a aplicação de seu
significado (apontando para o Messias), para a Nova Aliança.
Assim,
este é o Culto no Antigo Testamento. Sendo a Lei a sombra das coisas
futuras (Colossenses 2:17; Hebreus 10:1) obtemos o padrão do Culto no Novo
Testamento ao compararmos princípios da vida de Deus e da vida da Igreja,
no Novo Testamento, com o Antigo Testamento.
Isto ocorreu para que
o significado das ofertas não ficasse no contexto da lei ou da antiga
aliança, mas que sobrevivesse e apontasse, inclusive na sua origem, para a
Nova Aliança.
Dessa forma,
o holocausto nada mais é que o Sacrifício da Cruz, a via de acesso a
Deus, pela Redenção que há em Cristo
Jesus.
A oferta de
comunhão aponta tanto para a necessidade do Novo Nascimento, que reconhece
a bondade e a providência divina e que torna o homem capaz de verdadeira
devoção a Deus, como para a devoção através da contribuição financeira do
converso, nas áreas da oferta alçada, oferta de riqueza, oferta de
gratidão e oferta de primícias. Esta oferta fala de uma vida que é
dedicada a dar, e à generosidade. A oferta de comunhão, ou oferta de
manjares, aponta para a vida da Igreja, descrita em Atos 2:42;46-47, em
que se inclui em perseverar na doutrina dos apóstolos, nas orações, na
comunhão, incluída ai a ceia do Senhor e no estar juntos, enfim, em
ser discípulo, apontando também para as ofertas de
semeadura.
Quanto à
oferta pelo pecado e a oferta pela culpa, a primeira aponta para o
Evangelho Pleno, constante em Isaias 61:1-2 e Lucas 4:18-19: o Evangelho
consiste na boa nova e, na cura interior (curar os quebrantados de coração
- veja Hebreus 4:12-13) e, na libertação (libertação aos cativos de
espíritos malignos) e, na quebra de maldições (por em liberdade os
algemados pelas maldições, hereditárias ou não). Isto se faz confessando
os pecados passados, se arrependendo deles de forma específica, se
convertendo (deixando os pecados - veja Atos 3:19-21), recebendo o perdão
de Deus e a purificação da contaminação dos pecados passados (retidão e
santificação), como na oferta pelo pecado. Já a segunda inclui
restituição diante de Deus, purificação da contaminação, restituição
diante dos homens e pagar multa se for o caso, tanto na restituição a Deus
como na restituição aos homens.
Todas estas ofertas, pessoais ou
financeiras, devem ser praticadas e fazem parte do Culto no Novo
Testamento.

Um Tipo de Cristo
Toda oferta é
um quadro claro de Cristo. Cada uma das 5 ofertas de Levítico apontavam à
Cristo, e Ele era cada uma delas.
(nt) = nota do
tradutor
Copyright 1998 - 2028 © O Acelerador de Conhecimento
Bíblico
|