Os Sacerdotes
As 5 Ofertas Levíticas
Os Sacrifícios
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ste sistema de
sacrifícios foi ordenado por Deus e foi colocado no centro e no
coração da vida da nação judaica. O que quer que os judeus
pensassem, naquela ocasião, por causa do sacrifício contínuo de
animais e o fogo ardendo continuamente no altar do holocausto, não
há nenhuma dúvida de que era Deus quem estava impregnando nos
corações de cada homem uma consciência do pecado de cada um. Uma
lição objetiva que faria marcas na vida de cada pessoa; um
quadro de longa duração do sacrifício vindouro do Messias. Os
sacrifícios apontaram a Ele e foram cumpridos
n'Ele. |
O Culto no Antigo
Testamento(nt)
Há
muitas instruções para o sacrifício ao longo do Pentateuco, mas em
Levítico são
dedicados os capítulos 1-7 completamente às 5 ofertas levíticas que
eram os principais sacrifícios usados nos rituais. Eles descrevem 5 tipos
de ofertas: O Holocausto, a
Oferta de Manjares, a Oferta Pacífica, a
Oferta pelo Pecado, e a Oferta pela Culpa, cada
uma delas com suas variantes(nt).
As três
primeiras ofertas eram ato voluntário de adoração. As outras duas, de
expiação obrigatória pelo pecado cometido sem (ou com) intenção(nt).
Cada um dos sacrifícios foi cumprido
exclusivamente em Jesus Cristo.
O Holocausto
O holocausto era um sacrifício a ser
completamente queimado. Nada dele era comido, e então o fogo consumia o
sacrifício inteiro. É importante notar que o fogo jamais se
apagava:
Lv 6:13 "O fogo arderá continuamente sobre o
altar; não se apagará."
O adorador israelita trazia um animal masculino (um
touro, cordeiro,
cabra, pombo, ou
rola, que dependem da riqueza do adorador) para a porta do Tabernáculo.
Lv 1:3
"Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à
porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante
o SENHOR".
O animal
devia ser sem defeito. O adorador então colocava suas mãos na cabeça
do animal, e em consciência que este animal inocente estava sendo reputado
por pecador, ele buscaria ao Senhor para perdão, e então mataria o animal
imediatamente.
Lv 1:4-9 "E porá a sua mão sobre a cabeça do
holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. Depois
degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os
sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em
redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços. E os filhos de
Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre
o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os
pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do
altar; Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o
sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada,
de cheiro suave ao SENHOR".
Os sacerdotes eram responsáveis por lavar as várias
partes do animal antes de colocar sobre o altar:
Lv 1:6-9 "Então esfolará o
holocausto, e o partirá nos seus pedaços. E os filhos de
Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em
ordem a lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão
em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo
em cima do altar; Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com
água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta
queimada, de cheiro suave ao SENHOR."
Depois, na história de Israel haviam ofertas
queimadas feitas duas vezes por dia, uma pela manhã e uma ao entardecer
(quando aparecia a primeira estrela):
Nm 28:3-4 "E dir-lhes-ás: Esta é a oferta
queimada que oferecereis ao SENHOR: dois cordeiros de um ano, sem defeito,
cada dia, em contínuo holocausto; Um cordeiro sacrificarás pela manhã, e o
outro cordeiro sacrificarás à tarde; "
O Holocausto, como oferta queimada, era
realizada para reconciliação dos pecados do povo contra o Senhor, que os
separavam de Deus, e era uma oferta de dedicação contínua de suas vidas ao
Senhor.
O holocausto era, assim, a oferta de expiação pelo pecado.
Uma expressão de dedicação, devoção e total entrega a Deus.(nt)
A Oferta de Manjares
Os Israelitas ofereciam manjares (cereais) ou legumes
além dos animais. LevÍtico capítulo 2 menciona 4 tipos de ofertas de
cereal, e dá instruções de preparo para cada uma delas. O adorador
poderia oferecer massa de farinha de
trigo assada em um forno, cozida em uma forma, frita em uma panela, ou
amassada para fazer pão para uma oferta de prímícias (como na oferta das
Primícias, oferecidas nas Festas - nt). Todas as ofertas de manjares eram
feitas com óleo e sal e nenhum mel e fermento seria usado (óleo e sal
preservariam, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O adorador também
traria uma porção de incenso puro.
As ofertas de manjares eram
trazidos a um dos sacerdotes que levavam isto ao altar e lançavam uma
"porção memorial" ao fogo e faziam o mesmo com o incenso. O sacerdote
comia o restante, a menos que ele mesmo estivesse trazendo a comida como
oferta, e ele a queimaria por inteiro.
A oferta de manjares
ou oferta de cereais era o reconhecimento da bondade e providência divina
e ato de devoção a Deus (nt). O propósito da oferta de manjares era um
oferecimento de presentes ou uma prímícia especial (nt), e fala de uma
vida que é dedicada a dar, e à generosidade.
As Ofertas Pacíficas
A oferta pacífica era
uma comida que foi dada pelo Senhor aos sacerdotes, e às vezes ao cidadão
comum. O adorador trazia bois ou vacas, ovelhas ou uma cabra. O ritual foi
comparado com o das ofertas queimadas, até ao ponto de queimar, onde o
sangue de animais era vertido ao redor das extremidades do
altar. Éram queimadas a gordura e as entranhas, e o restante era
comido pelos sacerdotes, e, (se fosse uma oferta expontânea) pelos
adoradores. Este sacrifício de louvor e ação de graças era quase sempre um
ato voluntário.
As ofertas pacíficas, incluíram bolos sem levedura.
Os sacerdotes comiam tudo, menos a porção comemorativa dos bolos e certas
partes do animal, no mesmo dia que o sacrifício era feito, e quando o
adorador os levava juntos, como oferta voluntária, o adorador poderia
comer durante 2 dias do animal inteiro, menos o peito e a coxa direita que
era comida pelos sacerdotes.
Jacó e Labão deram suas ofertas
pacíficas quando eles fizeram o seu pacto (Gn 31:43 ss). Era exigido fazer
estas ofertas quando se fizesse um voto de consagração à Deus, e Lhe
agradecendo com louvores enquanto, espontaneamente, se traziam as ofertas
voluntárias.
A oferta pacífica, também conhecida como oferta de
comunhão, era uma oferta de ações de graças e comunhão, e incluía uma
refeição comunitária. Podemos ver nela a Ceia, que mais tarde veio a ser a
ceia da Páscoa e que evoluiu para a Ceia do Senhor
(nt).
A
Oferta pelo Pecado
As
Ofertas pelo pecado expiavam (liquidavam a dívida por completo) das
fraquezas e fracassos não intencionais dos adoradores e dos fracassos
diante do Senhor.
Lv 4:1-4 "FALOU mais o SENHOR a
Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo:
Quando uma alma pecar, por ignorância, contra alguns dos mandamentos do
SENHOR, acerca do que não se deve fazer, e proceder contra algum deles; Se
o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao SENHOR, pelo
seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado. E
trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, e porá
a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o
SENHOR".
Cada classe
de pessoas tinha várias ordenanças para executar:
Os
pecados do sumo sacerdote
requeriam o oferecimento de um touro, e o sangue não era vertido no altar
mas aspergido do dedo do sumo sacerdote 7 vezes no altar. Então a gordura
era queimada, e o restante era queimado (nunca comido) fora do arraial "em
um lugar limpo" onde o sacrifício era feito e as cinzas se despejavam.
Lev 4:12 "Enfim, o novilho todo levará fora do
arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo
sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará."
Os
pecados dos líderes requeriam o oferecimento de um bode. O
sangue era aspergido somente uma vez, e o restante era vertido ao redor do
altar como com o oferecimento queimado.
Os pecados do
povo requeriam animais fêmeas, cabras, cordeiros, rolas, ou
pombas e no caso de ser muito pobre, um oferecimento de grãos era
aceitável só como um oferecimento de manjares.
Os pecados não
intencionais eram difíceis identificar e poderiam acontecer a qualquer
hora, e então os sacerdotes trabalhavam de perto como mediadores com Deus
e o povo e instruíam as pessoas sobre como eles buscariam ao Senhor. No
caso de qualquer pecado cuja oferta não foi trazida diante do Senhor,
havia ofertas para a nação e para o sumo sacerdote que os cobriam de um
modo coletivo. No Dia da Expiação (Yom Kippur) o sumo sacerdote aspergia
sangue no propiciatório para os seus próprios pecados e pelos pecados da
nação.
A oferta pelo pecado era expiação obrigatória pelo pecado
específico, cometido sem intenção. Incluía a confissão e o perdão do
pecado e a purificação da contaminação (nt).
As Ofertas pela Culpa
A Oferta pela culpa era
bem parecida com a oferta pelo pecado, mas a diferença principal era que a
oferta pela culpa incluía uma oferta em dinheiro para alguns
pecados relacionados à fraude ou à ignorância. Por exemplo, se alguém
enganasse sem querer a outrem, bastava o sacrífíco, ma se enganava, ainda
que por ignorância, no tocante às coisas sagradas, deveria acrescentar, ao
sacrifício, a restituição em dinheiro. Se o pecado fosse intencional
(mediante dolo ou fraude)em dinheiro, negócios ou propriedades, o
sacrifício devia ser acrescido da quinta parte,
em dinheiro, para o ofendido. Então ele, além do
sacrifício, reembolsava o que devia ao ofendido, mais
20%.
Lev
6:5-7 "Ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá no seu
todo, e ainda sobre isso acrescentará o quinto; àquele de quem é o dará no
dia de sua expiação. E a sua expiação trará ao SENHOR: um carneiro sem
defeito do rebanho, conforme à tua estimação, para expiação da culpa trará
ao sacerdote. E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será
perdoada de qualquer das coisas que fez, tornando-se
culpada".
A Tradição
Judaica
O Tratamento dos
Animais
Embora o Senhor prescrevesse a
matança de animais para sacrifício e para comida, o tratamento dos animais
é de importância extrema no Judaísmo. O Talmude descreve com cuidado as
minúcias e o detalhe de como um animal seria sacrificado para comida, e os
regulamentos são principalmente determinados por causa do desejo de
proporcionar quanto possível uma morte indolor. O matador não podia
ser um surdo-mudo, ou um menor de idade, e ele devia ser de mente sã
(Chul. 1. 1). A faca deve ser
perfeitamente lisa sem o mais leve entalhe, e "a faca
deve ser testada sobre seus três lados na carne do dedo e na unha
" (ibid.
17b).
Há cinco causas de desqualificação
(ibid. 9a).
[1] Demora
(Heb. shehiyah), deve haver um
contínuo movimento para frente e para trás da faca sem qualquer
interrupção. [2] pressão
(Heb. derasah), o corte deve
ser feito com suavidade, sem o exercício de qualquer força.
[3] inserir
(Heb. chaladah), a faca não
deve ser inserida na carne, mas puxada transversalmente pela garganta.
[4] penetrar
(Heb. hagramah), o corte não
deve ser feito exceto por uma seção prescrita do pescoço.
[5] rasgar
(Heb. ikkur), o corte deve ser
feito sem deslocar a traquéia ou garganta. Qualquer uma destas ações faria
o animal impróprio para consumo, porque teria infligido dor no animal.
O Judaísmo ensina formalmente o cuidado dos animais e um amor e
respeito para com eles. Eles deviam ser alimentados corretamente
(pág. Jeb. 14d), e
"um homem não deve comer a comida dele antes de dar
comida ao seu gado" (Ber. 40a). Isto foi retirado
das Escrituras:
Deut 11:15 " E darei erva no
teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás."
O Judaísmo ensina o homem a ser grato pelos
animais, porque eles são como modelos para os homens imitar.
"Se a Torah não sido dado a nós para nossa
direção, nós não poderíamos aprender a modéstia do gato, a honestidade da
formiga, a castidade da pomba e os modos do galo"
(Erub. 100b). O Senhor ensinou
a Moisés ter cautela com as ovelhas antes de ele se ocupar em conduzir os
membros do seu povo
(Ex 11.2)
O Culto no
Novo Testamento (nt)
A lei das ofertas (o rito em si), foi dado no
Sinai (Levítico 7:37-38), o que limita sua aplicação à Antiga Aliança,
enquanto que o significado e a ordenança das ofertas foi dado
posteriormente, já num contexto de aliança (e não de lei), na tenda da
congregação, o que traz a aplicação de seu significado (apontando para o
Messias), para a Nova Aliança.
Assim, este é o Culto no Antigo Testamento.
Sendo a Lei a sombra das coisas futuras (Colossenses 2:17; Hebreus 10:1)
obtemos o padrão do Culto no Novo Testamento ao compararmos princípios da
vida de Deus e da vida da Igreja, no Novo Testamento, com o Antigo
Testamento.
Isto ocorreu para que o significado das ofertas não
ficasse no contexto da lei ou da antiga aliança, mas que sobrevivesse e
apontasse, inclusive na sua origem, para a Nova
Aliança.
Dessa forma, o holocausto nada mais é que o
Sacrifício da Cruz, a via de acesso a Deus, pela Redenção que há em Cristo
Jesus.
A oferta de comunhão aponta tanto para a necessidade
do Novo Nascimento, que reconhece a bondade e a providência divina e que
torna o homem capaz de verdadeira devoção a Deus, como para a devoção
através da contribuição financeira do converso, nas áreas da oferta
alçada, oferta de riqueza, oferta de gratidão e oferta de primícias. Esta
oferta fala de uma vida que é dedicada a dar, e à
generosidade. A oferta de comunhão, ou oferta de manjares, aponta
para a vida da Igreja, descrita em Atos 2:42;46-47, em que se inclui em
perseverar na doutrina dos apóstolos, nas orações, na comunhão, incluída
ai a ceia do Senhor e no estar juntos, enfim, em ser discípulo,
apontando também para as ofertas de
semeadura.
Quanto à oferta pelo pecado e a oferta pela culpa, a
primeira aponta para o Evangelho Pleno, constante em Isaias 61:1-2 e Lucas
4:18-19: o Evangelho consiste na boa nova e, na cura interior (curar os
quebrantados de coração - veja Hebreus 4:12-13) e, na libertação
(libertação aos cativos de espíritos malignos) e, na quebra de maldições
(por em liberdade os algemados pelas maldições, hereditárias ou não). Isto
se faz confessando os pecados passados, se arrependendo deles de forma
específica, se convertendo (deixando os pecados - veja Atos 3:19-21),
recebendo o perdão de Deus e a purificação da contaminação dos pecados
passados (retidão e santificação), como na oferta pelo pecado. Já a
segunda inclui restituição diante de Deus, purificação da contaminação,
restituição diante dos homens e pagar multa se for o caso, tanto na
restituição a Deus como na restituição aos
homens.
Todas estas ofertas, pessoais ou financeiras, devem
ser praticadas e fazem parte do Culto no Novo
Testamento.
Um Tipo de Cristo
Toda oferta é um quadro claro de Cristo. Cada uma das 5
ofertas de Levítico apontavam à Cristo, e Ele era cada uma
delas.
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(nt) = nota do
tradutor |