Panorama Boas razões para estudar o
Tabernáculo O Propósito e o Âmago da
Lei
O
Tabernáculo
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ocê lembra-se que os hebreus foram sujeitos à
escravidão egípcia durante muitos e muitos anos? Em Êxodo
capítulo 3 Deus ouve o clamor do seu povo e fala com um homem
chamado Moisés. Deus fala com Moisés na sarça ardente e
diz para ele ir até Faraó, Rei do Egito e
simplesmente lhe falar, "deixe o meu povo
ir". |
Êxodo
3:12 "E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de
que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a
Deus neste monte".
Note
que Ele diz que será um sinal que eles servirão a Deus no Monte Sinai. Assim Moisés vai como o Senhor o instruiu, e depois de uma
série de 10 pragas os filhos de Israel foram lançados do Egito. Eles foram
conduzidos de dia no deserto por uma coluna de nuvem e à noite pela
coluna de fogo. Quando eles vieram para o Mar Vermelho, o Senhor dividiu
as águas e eles as atravessaram, e quando o exército egípcio tentou
atravessar, as águas desceram sobre os egípcios e
eles se afogaram.
O Senhor proveu e sustentou os
israelitas e então eles vieram ao Monte Sinai, exatamente como Deus
disse a Moisés, e algo acontece.
No capítulo 19 de Êxodo é que nós
vemos a história. Todos os 2 milhões de hebreus estavam acampados ao
pé de Monte Sinai, e Deus revela a sua glória e diz que quer que eles
se santifiquem durante três dias, para então virem e se colocarem diante
d'Ele. Assim eles fizeram e Deus mostra a Sua força e Seu poder.
Êxodo
19:16 "E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e
relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui
forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no
arraial".
Eles tremeram da presença d'Ele, dizendo: "Não fale Deus a
nós para que não morramos" e não quiseram ir novamente diante d'Ele,
e elegeram Moisés para ser o porta-voz permanente deles, embora o
Senhor quisesse que eles fossem um "reino de sacerdotes" (Ex 19:6).
É assim quando o Senhor lhes ordena que construam a estrutura
chamada "O Tabernáculo".
Exodo 25:1-9 "Então o SENHOR falou a Moisés
dizendo: "Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada: de
todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomarei a minha
oferta alçada... E me farão um santuário e habitarei no meio deles.
Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo
de todos os seus vasos, assim mesmo o fareis".
Veja como se parecia:
O Antigo Tabernáculo de Israel
O Tabernáculo era uma tenda portátil com uma
armação
de madeira para dar estabilidade. O santuário inteiro consistia em três
partes:
1. um átrio exterior, incluído por cortinas apoiadas em
pilares. Era oblongo na sua forma e a entrada estava no lado
oriental.
2. o altar de sacrifício (altar de bronze) estava dentro
do átrio, em frente da entrada.
3. o próprio Tabernáculo, localizado à parte
ocidental do átrio.
O Tabernáculo foi dividido por um véu ou
cortina pendente em duas câmaras. A primeira câmara foi chamada o Lugar
Santo, continha a Mesa, o Candelabro ou Menorah e o Altar de Incenso.
Só aos sacerdotes era permitido entrar nesta parte. A segunda câmara foi
chamada de Santo dos Santos e continha a Arca da Aliança. Só
o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos, e ainda assim uma só vez ao
ano, no Dia da Expiação (Yom Kippur).
Os objetos mais
interiores para o Santo dos Santos foram construídos de metais preciosos e
tecidos. Os objetos exteriores foram feitos de bronze
e outros tecidos. O Tabernáculo foi coberto por uma tenda e revestido de
tecidos adicionais.
A área de Tabernáculo era de 50 metros de
comprimento e 25 metros de largura. Havia uma cortina de 2,5 metros, feita
de linho fino branco, que foi firmado em 60 suportes de apoio de bronze,
que a cercavam e com uma entrada pelo portão oriental. Dentro do átrio exterior estavam dois artigos da mobília, o altar de bronze, onde os sacrifícios eram feitos e a pia de
bronze onde os sacerdotes lavaram as mãos e os pés.
O Tabernáculo
construído estava ao fim do átrio ocidental e era uma estrutura de madeira
revestida de ouro, de 15 x 5
metros, divididos em duas partes por uma cortina pesada chamada o "Véu". A
entrada era uma cortina colorida suportada por 5 pilares. A maior área
construída do tabernáculo (10 x 5 m) , foi chamado "o Santo Lugar" e ali
foram colocados três artigos de mobília dourada, a menorah de ouro, que iluminava os pães da proposição à
esquerda, a mesa dos pães da proposição, que representava o povo de
Deus à direita e o altar dourado de incenso na parte de trás, o que fala
de fazer orações continuamente. A menor parte construída, (5 x 5) do
tabernáculo foi chamada de "Santo dos Santos" e continha apenas a arca da
aliança
(a arca que continha as duas tábuas da Lei) e sua tampa, o propiciatório onde o sangue era aspergido uma vez por ano pelo
sumo sacerdote, no Dia da Expiação.
Tudo no tabernáculo era
portátil, de modo que, se a nuvem de glória (Heb. Shekinah) se movia,
eles moviam também a arca, deste modo:
Nm 10:33-36 "Assim partiram do monte do
SENHOR caminho de três dias; e a arca da aliança do SENHOR caminhou diante
deles caminho de três dias, para lhes buscar lugar de descanso. E a nuvem
do SENHOR ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial. Acontecia que,
partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, SENHOR, e dissipados sejam os
teus inimigos, e fujam diante de ti os odiadores. E, pousando ela, dizia:
Volta, ó SENHOR, para os muitos milhares de Israel".
Eles
precisavam aprender que era Yhvh quem estava acampado entre eles. Como os
Israelitas marchavam no deserto, os Levitas (tribo sacerdotal) desmontavam
o Tabernáculo e a arca era levada pelos sacerdotes em duas
varas.
Então eles iam com a nuvem de glória sobre eles. Haviam três famílias
procedentes da tribo de Levi que eram responsáveis para o transporte dos
artigos do Tabernáculo. O povo de Deus tinha que perceber que eles eram
peregrinos aqui e quando Deus ordenasse que se movessem, eles precisavam
estar prontos.
Há algumas coisas muito importantes para se notar
quanto à condição do homem ao estudar o Tabernáculo:
Depois do
colapso da fé deles, Deus criou algo que atrairia notavelmente os seus
cinco sentidos; assim eles se lembrariam de que eram o povo de Deus. Ao
longo do Antigo Testamento, Deus teve que estimular os sentidos, porque
desde Adão até o tempo de Jesus, o homem estava espiritualmente
morto. Deus é Espírito, e todo o homem conhecia os cinco sentidos (com os
quais poderia ver, tocar, provar, ouvir e cheirar). O Senhor
começaria aqui no Tabernáculo a entesourar o povo de Israel com cerimônias
e rituais de forma que eles se lembrariam d'Ele. Deus começaria a vincular
um sentido ao povo por Ele governado, com algo espiritual, de forma que
eles teriam fé simplesmente pelo que viam. Se você pensa no pacto da
circuncisão, cada vez que um homem ia para o banheiro, ele se lembraria do
pacto. E o que foi o pacto? Aquele que um dia viria, o Messias, da nação
que Deus iniciou, pelo primeiro hebreu, Abraão. O Messias seria o salvador
de todo o mundo.
Assim, Ele começou lhes dando uma estrutura
física chamada o Tabernáculo, com toda sua mobília, e sacerdócio e
ofertas. Então Ele lhes daria sacrifícios diários (memoriais) e orações,
sábados semanais, banquetes e festas, alimentos limpos e imundos e muitas
outras cerimônias e leis escolhidas, que seriam todas lembranças físicas
que culminavam para o Homem que viria, que é o Messias. Deus lhes deu
tantas cerimônias, que quando Ele viesse, eles não sentiriam falta. E
o que aconteceu? Quando Ele veio eles sentiram falta d'Ele. Eles eram tão
envolvidos em suas tradições e rituais que, quando Jesus veio - Ele, que
era a realização de todas as cerimônias - eles estavam completamente
em trevas e não O reconheceram e acabaram forçando o governador romano a
crucificá-Lo. Mas Deus, em Sua maravilhosa onisciência, soube disto e
planejou tudo desde o princípio. Por isso, Ele instituiu o sangue como o
meio de redenção.
O tabernáculo é o princípio das
lembranças visíveis de um Deus que é Espírito e de Seu plano. Tudo no
tabernáculo é um tipo de Jesus. Por isso é que Deus foi tão
específico sobre o que eles iriam construir.
Eles não puderam usar
um mínimo de imaginação humana "para que não morram". Ouro, prata,
bronze, o linho branco fino, as quatro cores, o óleo da unção, o incenso,
tudo apontava Àquele que, "se tornou carne e habitou (literalmente
tabernaculou) entre nós". Jesus disse, "eu
não vim revogar a Lei e os profetas, mas cumprir". Não é nenhuma
maravilha que quando Jesus foi trespassado Ele bradou, "está
consumado" e o véu do templo foi rasgado pelo meio. O que foi
consumado? O cerimonial do Antigo Testamento inteiro, a moral e o direito
civil foi pregado àquela cruz fora de Jerusalém. Ele veio ser a
incorporação e realização da própria Lei.
Note o que Jesus disse
aos dois homens na estrada para Emaús depois de Sua morte:
Lucas
24:25-27 "E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo
o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse
estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por
todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as
Escrituras."
Também
quando Jesus apareceu vivo aos discípulos dele depois da morte dele:
Lucas
24:44 "E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda
convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito
na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos."
Lembre-se do que a Palavra diz,
"toda a
Escritura é divinamente inspirada por
Deus...". Quando nós olharmos
a Bíblia, lembre-mo-nos de que é completamente inspirada por Deus. Quando
nós olhamos cada Palavra, temos que nos lembrar que toda Palavra é
divinamente inspirada. Isso era a visão de Cristo, quanto às Escrituras,
que era a visão dos apóstolos e que deve ser a nossa visão. Esta é a mesma
Palavra de Deus. Não apenas contém a Palavra de Deus ou apenas uma
experiência religiosa, ela é a Palavra de Deus.
É então algo
maravilhoso que cada e todo detalhe da Palavra sobre o tabernáculo tem
significado espiritual. Quando olhamos a estrutura do tabernáculo e
suas partes da redenção sem igual, vemos na mobília grande simbolismo e
tipologia encontrados nelas. Lembre-se que tudo estava apontando o dedo
para o Messias. O tabernáculo, como um tipo, especificamente e em
detalhes, foi projetado por Deus, apontando ao caráter e aspectos do
ministério de Cristo. Quando Jesus estava acusando as autoridades judaicas
Ele disse, "Vocês transformaram a Casa de Meu Pai em um covil de ladrões,"
e dizendo, "Meu Pai" eles souberam que Ele estava reivindicando autoridade
Messiânica acima do templo e assim eles disseram, que sinal tu nos mostra
para que faça essas coisas?" Veja o que Ele disse:
João 2:19-21 "Jesus respondeu,
e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram,
pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o
levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu
corpo."
Eles
estavam olhando a estrutura física (Heb. Mikdash) do templo, mas Ele
disse, "Destruam este templo". Ele usou a palavra hebraica "Mishkan" que
era a palavra usada no Antigo Testamento para referir a Presença que
iluminou o Santo dos Santos, por ocasião do Yom Kippur, no tabernáculo ou
templo. Jesus disse que eu sou o templo (Mishkan) de Deus. Quando a glória
(Heb. Shekinah) viria abaixo como um tornado ou como um funil por cima do
Santo dos Santos, a Presença se manifestaria no propiciatório entre os
querubins depois do sangue ter sido aspergido, que era o mishkan. Aquela
Presença foi o que o Jesus disse que habitava dentro d'Ele. E de
fato, Paulo disse sobre a igreja, "Não sabeis que sois o templo
(Mishkan) de Deus?" Nós, como o Corpo de Cristo temos a mesma Presença que
habita em nós. Deus não mora agora em edifícios, mas dentro do Seu povo.
Romanos 10 diz que: "Se confessares com a tua boca que Jesus Cristo é
Yaveh (Senhor) e crêr em seu coração que Deus O ressuscitou dentre os
mortos, serás salvo." Isto é fácil. A partir desse ponto você se torna o
Mishkan de Deus. Quando Deus disse-lhes "Deixe me fazer um santuário que eu possa habitar
entre eles", Ele disse
literalmente "dentro" deles. O plano de Deus sempre foi habitar dentro dos
que Lhe pertencem (Jr 31:31-33) e pôr o Espírito d'Ele dentro de nós.
Quando você recebe a Jesus, você se torna o Mishkan de Deus.
Para você que começa este estudo rico e maravilhoso do
tabernáculo, lembre-se que tudo aponta à Jesus Cristo. Tudo é uma figura
d'Ele. Se você pode, inicie agora este tremendo estudo que somará um
elemento de nova força e alegria em sua devoção para com o
Senhor.
João 1:12-14 "Mas, a todos quantos o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu
nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da
vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre
nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de
graça e de verdade".
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