Panorama
Boas razões para estudar o
Tabernáculo
O
Propósito e o Âmago da Lei
O
Tabernáculo
|
ocê lembra-se que os hebreus foram sujeitos
à escravidão egípcia durante muitos e muitos anos? Em
Êxodo 3 Deus ouve o clamor do seu povo e fala com um homem
chamado Moisés. Deus fala com Moisés na sarça ardente e
diz para ele ir até Faraó, Rei do Egito e
simplesmente lhe falar, "deixe o meu povo
ir". |
Êxodo 3:12
"E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu
te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus
neste monte".
Note que Ele diz que será um sinal que eles
servirão a Deus no Monte
Sinai. Assim Moisés
vai como o Senhor o instruiu, e depois de uma série de 10 pragas os filhos
de Israel foram lançados do Egito. Eles foram conduzidos de dia no deserto
por uma coluna de nuvem e à noite pela coluna de fogo. Quando eles
vieram para o Mar Vermelho, o Senhor dividiu as águas e eles as
atravessaram, e quando o exército egípcio tentou atravessar, as águas
desceram sobre os egípcios e eles se afogaram.
O Senhor proveu e sustentou os
israelitas e então eles vieram ao Monte Sinai, exatamente como Deus
disse a Moisés, e algo acontece e vemos isto no capítulo 19: Todos os
2 milhões de hebreus estavam acampados ao pé de Monte Sinai e Deus
revela a sua glória e diz que quer que eles se santifiquem durante
três dias, para então virem e se colocarem diante d'Ele. Assim eles
fizeram e Deus mostra a Sua força e Seu
poder:
Êxodo 19:16 "E aconteceu que, ao terceiro dia, ao
amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem,
e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que
estava no arraial".
Eles tremeram da presença d'Ele, dizendo: "Não
fale Deus a nós, para que não morramos" e não quiseram ir de
novo diante d'Ele, e elegeram Moisés para ser o porta-voz
permanente deles, embora o Senhor quisesse que eles fossem um "reino de
sacerdotes" (Ex 19:6).
Foi assim, então, quando o Senhor lhes
ordena que construam a estrutura chamada "O Tabernáculo".
Exodo 25:1-9 "Então o SENHOR
falou a Moisés dizendo: "Fala aos filhos de Israel que me tragam uma
oferta alçada: de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele
tomarei a minha oferta alçada... E me farão um santuário e habitarei no
meio deles. Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e
para modelo de todos os seus vasos, assim mesmo o fareis".
Veja como
se parecia:
O Antigo Tabernáculo de
Israel
O Tabernáculo era
uma tenda portátil com uma armação de madeira para dar estabilidade. O santuário
inteiro consistia em três partes:
1. um átrio exterior, incluído
por cortinas apoiadas em pilares. Era retangular na sua forma e a
entrada estava no lado oriental. O altar de sacrifício (altar de
bronze) estava dentro do átrio, em frente da entrada.
2. O Lugar Santo.
3. O próprio
Tabernáculo, localizado à parte ocidental do Lugar
Santo.
O Tabernáculo foi dividido por um véu ou cortina
pendente em duas câmaras. A primeira câmara foi chamada o Lugar Santo:
continha a Mesa, a Menorah e o Altar do Incenso. Só aos
sacerdotes era permitido entrar nesta parte. A segunda câmara foi chamada
de Santo dos Santos e continha a Arca da Aliança.
Só o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos, e ainda assim uma só vez ao
ano, no Dia da Expiação (Yom Kippur).
Os objetos mais
interiores para o Santo dos Santos foram construídos de metais preciosos e
tecidos. Os objetos exteriores foram feitos de bronze e outros tecidos. O Tabernáculo foi coberto por uma tenda e
revestido de tecidos adicionais.
A área de Tabernáculo era
de 100 côvados de comprimento e 50 côvados de largura.
Havia uma cortina de 5 côvados, feita de linho fino branco, que foi
firmado em 60 suportes de apoio de bronze que a cercavam e com uma entrada
pelo portão oriental. Dentro do átrio exterior estavam dois artigos da mobília, o altar de bronze, onde os sacrifícios eram feitos e a pia
de bronze onde os sacerdotes lavaram as mãos e os pés.
O
Tabernáculo ficava após o átrio ocidental e era uma estrutura de
madeira revestida de ouro, de 30
x 10 côvdos, divididos em duas partes por uma cortina pesada chamada
o "Véu". A entrada era uma cortina colorida suportada por 5 pilares. A
maior área construída do tabernáculo (20 x 10 m) foi chamado "o Santo
Lugar" e ali foi colocado três artigos de mobília
dourada, a menorah de ouro, que iluminava os pães da proposição à esquerda, a mesa dos pães da proposição, que
representava o povo de Deus à direita e o altar dourado de incenso na
parte de trás, o que fala de fazer orações continuamente. A menor parte
construída, (10 x 10) do tabernáculo foi chamada de "Santo dos Santos" e
continha apenas a arca da aliança (a arca que continha as duas tábuas da Lei) e sua tampa, o
propiciatório onde o sangue era aspergido uma vez por ano
pelo sumo sacerdote, no Dia da Expiação.
Tudo no tabernáculo era
portátil, de modo que, se a nuvem de glória (Heb. Shekinah) se movia,
eles moviam também a arca, deste modo:
Nm 10:33-36 "Assim partiram do monte do
SENHOR caminho de três dias; e a arca da aliança do SENHOR caminhou diante
deles caminho de três dias, para lhes buscar lugar de descanso. E a nuvem
do SENHOR ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial. Acontecia que,
partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, SENHOR, e dissipados sejam os
teus inimigos, e fujam diante de ti os odiadores. E, pousando ela, dizia:
Volta, ó SENHOR, para os muitos milhares de Israel".
Eles
precisavam aprender que era Yhvh quem estava acampado entre eles. Como os
Israelitas marchavam no deserto, os Levitas (tribo sacerdotal) desmontavam
o Tabernáculo e a arca era levada pelos sacerdotes em duas
varas. Então eles iam com a nuvem de glória sobre eles. Haviam três
famílias procedentes da tribo de Levi que eram responsáveis para o
transporte dos artigos do Tabernáculo. O povo de Deus tinha que perceber
que eles eram peregrinos aqui e quando Deus ordenasse que se movessem,
eles precisavam estar prontos.
Há algumas coisas muito importantes
para se notar quanto à condição do homem ao estudar o
Tabernáculo:
Depois do colapso da fé deles, Deus criou algo que
atrairia notavelmente os seus cinco sentidos; assim eles se lembrariam de
que eram o povo de Deus. Ao longo do Antigo Testamento, Deus teve que
estimular os sentidos, porque desde Adão até o tempo de Jesus, o
homem estava espiritualmente morto. Deus é Espírito, e todo o homem
conhecia os cinco sentidos (com os quais poderia ver, tocar, provar,
ouvir e cheirar). O Senhor começaria aqui no Tabernáculo a entesourar o
povo de Israel com cerimônias e rituais de forma que eles se lembrariam
d'Ele. Deus começaria a vincular um sentido ao povo por Ele governado, com
algo espiritual, de forma que eles teriam fé simplesmente pelo
que viam. Se você pensa no pacto da circuncisão, cada vez que um
homem ia para o banheiro, ele se lembraria do pacto. E o que foi o pacto?
Aquele que um dia viria, o Messias, da nação que Deus iniciou, pelo
primeiro hebreu, Abraão. O Messias seria o salvador de todo o mundo.
Assim, Ele começou lhes dando uma estrutura física chamada o
Tabernáculo, com toda sua mobília, e sacerdócio e ofertas. Então Ele lhes
daria sacrifícios diários (memoriais) e orações, sábados semanais,
banquetes e festas, alimentos limpos e imundos e muitas outras cerimônias
e leis escolhidas, que seriam todas lembranças físicas que culminavam para
o Homem que viria, que é o Messias. Deus lhes deu tantas cerimônias,
que quando Ele viesse, eles não sentiriam falta. E o que aconteceu?
Quando Ele veio eles sentiram falta d'Ele. Eles eram tão envolvidos em
suas tradições e rituais que, quando Jesus veio - Ele, que era a
realização de todas as cerimônias - eles estavam completamente em
trevas e não O reconheceram e acabaram forçando o governador romano a
crucificá-Lo. Mas Deus, em Sua maravilhosa onisciência, soube disto e
planejou tudo desde o princípio. Por isso, Ele instituiu o sangue como o
meio de redenção.
Assim, o tabernáculo era o princípio das
lembranças visíveis de um Deus que é Espírito e de Seu plano. Tudo no
tabernáculo é um tipo de Jesus. Por isso é que Deus era tão
específico sobre o que eles iam construir com isto.
Eles não
puderam usar uma mínimo de imaginação humana "para que não morram". Ouro,
prata, bronze, o linho branco fino, as quatro cores, o óleo da
unção, o incenso, tudo apontava Àquele que, "se tornou carne e habitou
(literalmente tabernaculou) entre nós". Jesus disse, "eu não vim destruir
a Lei e os profetas mas as cumprir". Não é nenhuma maravilha que quando
Jesus foi trespassado Ele bradou, "está consumado" e o véu do templo
foi rasgado pelo meio. O que foi consumado? O cerimonial do Antigo
Testamento inteiro, a moral e o direito civil foi pregado àquela cruz fora
de Jerusalém. Ele veio ser a incorporação e realização da própria
Lei.
Note o que Jesus disse aos dois homens na estrada para Emaús
depois de Sua morte:
Lucas 24:25-27 "E ele lhes disse: Ó néscios, e
tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura
não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que
dele se achava em todas as Escrituras."
Também quando Jesus apareceu vivo aos discípulos dele
depois da morte dele:
Lucas 24:44 "E disse-lhes: São estas as palavras
que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o
que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos
Salmos."
Lembre-se do que a Palavra diz, "toda a Escritura é divinamente
inspirada por Deus...". Quando nós olharmos a Bíblia, lembre-mo-nos de que é
completamente inspirada por Deus. Quando nós olhamos cada Palavra, temos
que nos lembrar que toda Palavra é divinamente inspirada. Isso era a visão
de Cristo, quanto às Escrituras, que era a visão dos apóstolos e que deve
ser a nossa visão. Esta é a mesma Palavra de Deus. Não apenas contém a
Palavra de Deus ou apenas uma experiência religiosa, ela é a Palavra de
Deus.
É então algo maravilhoso que cada e todo detalhe da Palavra
sobre o tabernáculo tem significado espiritual. Quando olhamos a
estrutura do tabernáculo e suas partes da redenção sem igual, vemos na
mobília grande simbolismo e tipologia encontrados nelas. Lembre-se que
tudo estava apontando o dedo para o Messias. O tabernáculo, como um tipo,
especificamente e em detalhes, foi projetado por Deus, apontando ao
caráter e aspectos do ministério de Cristo. Quando Jesus estava acusando
as autoridades judaicas Ele disse, "Vocês transformaram a Casa de Meu Pai
em um covil de ladrões," e dizendo, "Meu Pai" eles souberam que Ele estava
reivindicando autoridade Messiânica acima do templo e assim eles disseram,
que sinal tu nos mostra para que faça essas coisas?" Veja o que Ele disse:
João
2:19-21 "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três
dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi
edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do
templo do seu corpo."
Eles estavam olhando a estrutura física (Heb. Mikdash) do templo,
mas Ele disse, "Destruam este templo". Ele usou a palavra hebraica
"Mishkan" que era a palavra usada no Antigo Testamento para referir a
Presença que iluminou o Santo dos Santos, por ocasião do Yom Kippur, no
tabernáculo ou templo. Jesus disse que eu sou o templo (Mishkan) de Deus.
Quando a glória (Heb. Shekinah) viria abaixo como um tornado ou como um
funil por cima do Santo dos Santos, a Presença se manifestaria no
propiciatório entre os querubins depois do sangue ter sido aspergido, que era o mishkan.
Aquela Presença foi o que o Jesus disse que habitava dentro d'Ele. E de
fato, Paulo disse sobre a igreja, "Não sabeis que sois o templo
(Mishkan) de Deus?" Nós, como o Corpo de Cristo temos a mesma Presença que
habita em nós. Deus não mora agora em edifícios, mas dentro do Seu povo.
Romanos 10 diz que: "Se confessares com a tua boca que Jesus Cristo é
Yaveh (Senhor) e crêr em seu coração que Deus O ressuscitou dentre os
mortos, serás salvo." Isto é fácil. A partir desse ponto você se torna o
Mishkan de Deus. Quando Deus disse-lhes "Deixe me fazer um santuário que eu possa habitar
entre eles", Ele
disse literalmente "dentro" deles. O plano de Deus sempre foi habitar
dentro dos que Lhe pertencem (Jr 31:31-33) e pôr o Espírito d'Ele dentro
de nós. Quando você recebe a Jesus, você se torna o Mishkan de
Deus.
Para você que começa este estudo rico e maravilhoso do
tabernáculo, lembre-se que tudo aponta à Jesus Cristo. Tudo é uma figura
d'Ele. Se você pode, inicie agora este tremendo estudo que somará um
elemento de nova força e alegria em sua devoção para com o
Senhor.
João 1:12-14 "Mas, a todos quantos o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu
nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da
vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre
nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de
graça e de verdade".
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