O Santo dos Santos





Querubins (plural de querubim) são seres angelicais do reino celestial.
 Os Querubins são revelados por Ezequiel no capítulo 1:5-10 como quatro seres viventes,
cada um tendo 4 diferentes faces, a face de um homem, leão, boi e águia.


O Querubim

uerubins (plural de querubim) são seres angelicais espirituais do reino celestial. Eles são sempre associados com a santidade de Deus. Quando Adão pecou, Deus colocou querubins na entrada do Jardim do Éden para guardar o caminho para a Árvore da Vida.

- Eles representam o governo justo de Deus e são os executores da justiça de Deus. 
 
Gn 3:22-24 ..."Então disse o SENHOR Deus: ... Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente; o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida."

A sua representação no Tabernáculo, ao redor e acima do Santo dos Santos, salienta a justiça de Deus e aqueles que O servem em perfeita santidade.

- Ezequiel dá uma descrição dos querubins em sua visão:

Ez 1:4-14 "Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio do fogo. E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem. E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de bronze polido. E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas. Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente. E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro. Assim eram os seus rostos. As suas asas estavam estendidas por cima; cada qual tinha duas asas juntas uma a outra, e duas cobriam os corpos deles. E cada qual andava para adiante de si; para onde o espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam. E, quanto à semelhança dos seres viventes, o seu aspecto era como ardentes brasas de fogo, com uma aparência de lâmpadas; o fogo subia e descia por entre os seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos; E os seres viventes corriam, e voltavam, à semelhança de um clarão de relâmpago."

Ez 10:1 "DEPOIS olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante a forma de um trono."

- João em Apocalipse também relata uma visão dos querubins:

Ap 4:6-8 "E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando. E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. "



Os dois querubins

Ex 25:18-20 "Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório."

- Eles representam o juízo de Deus.

- A sua posição indica o juízo de Deus sobre Israel que era desviado por causa do sangue aspergido no propiciatório.

- Os querubins são revelados por Ezequiel no capítulo 1:5-10 como os quatro seres viventes, cada um tendo 4 diferentes faces, a face de um homem, leão, boi e águia.

Homem - Esta face fala da mente, razão, afeições e todas as coisas que envolvem a natureza humana. Também aponta para Jesus como o Filho do Homem.

Leão - O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz e majestoso. Ele é o rei dos animais. Aponta para Jesus como Rei,  como o Leão da Tribo de Judá.

Pv 30:30 "O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada;"

Pv 20:2 "Como o rugido do leão é o terror do rei; o que o provoca à ira peca contra a sua própria alma."

Boi - O boi é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono. Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono. Aponta para Jesus como o Servo Sofredor e o Servo de Jeová, aquele que ensina, prega, liberta e cura.

Pv 14:4 "Não havendo bois o estábulo fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheita."

Sl 144:14 "Para que os nossos bois sejam fortes para o trabalho; para que não haja nem assaltos, nem saídas, nem gritos nas nossas ruas."

Is 1:3 "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. "

Águia - Como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias. Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável. Aponta para Jesus como o Filho de Deus.

Pv 30:18-19 "Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem."

Is 40:31 "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."

Sl 103:5 "Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia."

Ex 19:4 "Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;"

Ez 17:3 "E disse: Assim diz o Senhor DEUS: Uma grande águia, de grandes asas, de plumagem comprida, e cheia de penas de várias cores, veio ao Líbano e levou o mais alto ramo de um cedro."

Os 8:1 "PÕE a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do SENHOR, porque transgrediram a minha aliança, e se rebelaram contra a minha lei."



A Tradição Judaica

De acordo com os antigos escritos, versam as palavras de Ezequiel: "E tinham mãos de homem debaixo das suas asas" (Ez 1:8), referindo-se às mãos de Deus que são estendidas debaixo das asas do Querubim, para recolher os penitentes do poder do juízo [Pes. 119a]

Copyright 1998 - 2021  © O Acelerador de Conhecimento Bíblico