O estudo do tabernáculo é importante.
E uma vez estudado, rende grandes recompensas.

A) 50 Capítulos mencionam o Tabernáculo

orque pelo menos 50 capítulos (13-Exôdo, 18-Levítico, 13-Números, 2-Deuteronômio, 4-Hebreus) na Bíblia falam da construção, do ritual, do sacerdócio, do transporte do tabernáculo e de todo o seu significado. Também muitos outros lugares na Escritura falam em linguagem figurada em relação ao tabernáculo. O que me espanta é a frequência com que este assunto é negligenciado e considerado insignificante.

B) Rasgando o Véu

O próprio Deus pensou tanto na importância do tipo, que o demonstrou rasgando o véu:

Mateus 27:50-51 "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;"

Se nós não entendermos na Escritura o significado do
Santo dos Santos e do Véu, perdemos informações de extrema importância naquilo que diz respeito ao que, exatamente, a morte de Cristo significou ao gênero humano pecador.


C) O Tabernáculo é um Tipo de Cristo:

Se lembre do que a Palavra diz,
"toda a Escritura é divinamente inspirada (inspiração de Deus) por Deus..." Quando nós olhamos a Bíblia, nós temos que nos lembrar que ela é completamente inspirada por Deus. Quando nós olhamos cada Palavra, temos que nos lembrar que toda Palavra especificamente, é inspirada por Deus. Essa é a visão de Cristo ao citar as Escrituras, e é a visão dos apóstolos, e essa deve ser nossa visão. Esta é a mesma Palavra de Deus. Não contém um pouco da Palavra de Deus, ou apenas aponta para uma experiência religiosa. Esta é a Palavra de Deus.

É então algo espantoso notar que cada e todo detalhe e palavra sobre o tabernáculo tem significado espiritual? Como nós olhamos à estrutura do tabernáculo, isto é, suas partes sem igual de mobília remissória, há grande simbolismo e tipologia neles encontrados. Lembre-se que tudo era o dedo apontando para o Messias. O tabernáculo, como um tipo, especificamente, e em detalhes projetado por Deus, aponta ao caráter e aspectos do ministério de Cristo. Quanto mais nós ficamos familiarizados com o tabernáculo, mais ficamos familiarizados com Cristo e tudo aquilo que Ele quer dizer a nós. Isso é que é uma grande razão para ficar familiarizado com as Escrituras relacionadas ao tabernáculo.

Hebreus 10:20 "Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,"

Colossenses 2:17 "Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo."

João 1:14 "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."


D) é uma Representação do Verdadeiro Tabernáculo no Céu:

O Senhor quer que nós estejamos atentos à Sua natureza e Seu caráter. Até mesmo os anjos não entendem completamente a natureza e o caráter de Deus, mas eles aprendem ao assistir os Seus procedimentos com a Sua igreja (Efésios 3). Coisas realmente estão acontecendo na dimensão divina e o Senhor quer revelar a nós o que aconteceu no céu depois da ressurreição de Cristo. Realmente há um tabernáculo real no Paraíso, e Cristo apareceu diante do trono de céu como o Cordeiro de Deus (Apocalipse 5). Não há nenhuma dúvida que algumas destas coisas são um mistério mas quanto mais nos achegarmos de Deus e da Sua Palavra, mais Ele se aproxima de nós.

Hebreus 9:11 "Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,"


E) A Presença d'Ele no Santo dos Santos está na Igreja: 

Jesus disse que "eu sou o templo (Mishkan) de Deus." Quando a glória (Heb. Sh'kinah) viria abaixo como um tornado ou direto do funil pelo telhado do Santo dos Santos e a Presença se manifestaria no
propiciatório entre os querubins depois que o sangue foi aspergido, era o mishkan. Aquela Presença era o que Jesus disse que morava dentro d'Ele. E de fato Paulo disse sobre a igreja, não "Não sabeis vós que sois o templo (Mishkan) de Deus?" Nós, como o corpo de Cristo, temos a mesma Presença que habita dentro de nós. Deus não mora agora em edifícios mas dentro do Seu Povo.

I Coríntios 6:19 "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? "


F) O Seu Ensino Cobre quase toda a Verdade Ensinada no Novo Testamento.

O estudo do tabernáculo é de tão rico significando ao cristianismo e tão cheio de significado Messiânico que nós podemos gastar toda a nossa vida no estudo disto, e só poderíamo começar a entender as riquezas e a profundidade da verdade que está dentro do estudo do tabernáculo.

Romanos 15:4 "Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança."


G) Ao Estudar o Tabernáculo nossa fé será fortalecida na verdade Bíblica.

É possível assegurar que qualquer um que estuda os detalhes maravilhosos do tabernáculo, confessará que a Bíblia é mais que apenas um livro. Nenhum homem poderia ter imaginado isto. A Bíblia é a Palavra de Deus.

"toda a Escritura é divinamente inspirada por Deus..."

Copyright © 1998 - 2017 O Acelerador de Conhecimento Bíblico