Tipologia A Escritura e os Números As Quatro Cores As Quatro Cores
Disse o Senhor a Moisés: Diga aos filhos
de Iisrael que me tragam uma oferta de estofo azul, púrpura e carmesim e
de linho fino... (Exodo 25:3) O Azul
O Azul aponta para a Natureza Celestial de Cristo, O
Cristo Espiritual ou homem celestial, a origem celestial de Cristo.
Aponta para Jesus como o Filho de Deus, no Evangelho de João e para Jesus
como o Anjo do Senhor em todo o Antigo Testamento. Sendo o azul a cor dos céus, também aponta para o caráter e a
natureza de Cristo como Sumo Sacerdote (I Coríntios 15.47,48; João 1.18;
Hebreus 7.26...). Como Cristo veio dos céus, voltou aos céus e está hoje
intercedendo pelos seus à destra do Pai (Rm 8.34), os que estão em Cristo
têm uma vocação celestial (Hb 3.1), uma cidadania celestial (Jo 3.3-6; Hb
11.16) e uma herança celestial (I Pd
1.4). A
Púrpura A Púrpura aponta para a Realeza, Soberania de Cristo, o “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, o Leão da Tribo de Judá. Daniel foi vestido de púrpura. Lidia era vendedora de púrpura e vestia os reis. (Apocalipse 19.16; Marcos 15.17-18). Púrpura é a cor dos reis (Mc 15.17,18), portanto essa cor manifesta a verdade de que Cristo é o Soberano e tem toda a glória dessa posição Real. Cristo foi profetizado para ser o Príncipe da Paz e reinar “do trono de Davi, cujo principado e paz não haverá fim” (Is 9.6,7). Cristo tem sido ungido pelo próprio Deus Pai – Sl 2.6, “Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião”.O Carmesim O sangue é vermelho como carmesim e
aponta para o sacrífico de Cristo e o sangue carmesim que tem poder para
cobrir pecados. Pelas suas chagas fomos sarados. (Apocalipse 5.9-10; Números 19.6;
Levítico 14.4; Heb 9.11-14, 19, 23,
28). A cor
carmesim, pelas Escrituras e especialmente no que se refere a Cristo,
manifesta o Cristo Sacrificatório e a Sua humildade. A cor carmesim, para
os usos no tabernáculo, foi conseguida do corpo da fêmea de um verme
(Sl 22.6, a palavra hebraica para escarlata e carmesim). Nisso entendemos
que o carmesim aponta tanto à humilhação quanto à morte de
Cristo. A Sua humilhação é entendida também da seguinte maneira: O
nome ‘Adam’, significa ‘vermelho’ por ser feito da terra. Portanto,
sendo que Cristo “esvaziou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo,
fazendo-se semelhante aos homens e, achado na forma de homem, humilhou-se
a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Fl
2.7,8), o Divino sendo feito homem, “forma de servo” mostra a Sua
humildade. Cristo sendo feito homem, mostra a Sua obra de ser o Sacrifício
no lugar do homem que se arrepende e crê nEle e, assim tem a vida
eterna. O Branco O branco, representado pelo linho fino,
aponta para a perfeição, pureza e santidade de Deus
em Cristo, e aos que são lavados no sangue do Cordeiro e branquearam
as suas vestes (Ap 7.9-17; Sl 132.9). A cor branca refere-se ao efeito da obra
de Cristo no lugar do Seu povo. Ele os faz perfeitos, santos e justos,
propícios para o serem na presença de Deus. Ap 7. 9-17: “Depois destas
coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de
todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono
e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos.
E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente,
porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve:
Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E
disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.” (Ap 17:7-9). Deus
veste Seus sacerdotes de justiça, como são vestidos os sacerdotes do
tabernáculo (Ex 28.39; Sl 132.9; Zc 3.3,4). O conjunto das cores na Bíblia Copyright 1998 -
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