Tipologia A Escritura e os
Números As Quatro
Cores
Grandes
são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam
prazer. Sl 111:2
Tipologia
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s obras do Senhor
são prazerosas e examiná-las de perto é um dos maiores prazeres
que qualquer um pode experimentar. As obras do homem, quanto mais
são examinadas, rapidamente causam enfado. Com o tempo podem ser
entendidas. |
As obras de Deus, quanto mais nós
as examinamos e as olhamos, nos atraem ainda mais. Qualquer coisa na
criação de Deus - a terra, o ar, as estrelas, o quanto mais nós as
estudamos, mais teremos que admitir que não sabemos nada. As pequenas e as
mais minúsculas coisas revelam a obra das mãos de Deus. Um inseto pequeno
ou um pequeno floco de neve revela arte surpreendente. E a Palavra de
Deus, da mesma forma, é obra das mãos de Deus. Totalmente inesgotável.
Olhar na superfície é uma coisa, olhar nos detalhes é outra. Nós podemos
nos gastar estudando isto toda a vida e apenas podemos começar a aprender
as suas riquezas e criatividade. Até mesmo as partes mais isoladas revelam
a mesma perfeição. A grande beleza de toda a Bíblia é revelar a pessoa e a
obra de Jesus Cristo. Ele é a chave da Escritura. Ele é a grande
idéia da Bíblia. Conheça a Cristo, entenda os pensamentos de Deus sobre
Ele, e você entenderá a Bíblia.
Rm 15:4 "Porque tudo o que dantes foi escrito, para
nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das
Escrituras tenhamos esperança."
II Tm 3:16-17 "Toda a Escritura é
divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para
corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito
e perfeitamente instruído para toda a boa obra."
De fato, os tipos são um conjunto de quadros, diretamente
da mão de Deus, pelo qual Ele ensina para Seu povo coisas
incompreensíveis. Se nós sabemos a realidade, nós podemos compreender a
representação, e quanto mais conhecemos a realidade, maior será a
habilidade para entender o quadro.
Eu ouvi dizer, "Nós podemos
explicar um pouco sobre como uma máquina trabalha, mas o engenheiro, que
está familiarizado com todo parafuso e porca, poderia mostrar exatamente
todos os detalhes".
Ao estudamos o Tabernáculo, estaremos examinando os tipos e as sombras e o seu
significado em relação à Cristo e a sua obra.
Um pouco de Teologia
O Tabernáculo é uma representação e uma cópia do
verdadeiro Tabernáculo no céu e um tipo de Cristo. Isto nos leva
para algo muito importante e muitas vezes mal entendido método de
interpretação bíblica conhecido como 'tipologia'. O termo é derivado da
palavra grega 'typos' que significa 'modelo' ou ' figura'. Paulo
disse:
Rm
5:14 "No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre
aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual
é a figura daquele que havia de vir."
Note que diz que Adão era uma "figura"(um
tipo) d'Aquele que havia de vir. Um 'tipo' pode ser definido como 'um
evento, pessoa ou objeto que por sua natureza e significado prefigura ou
prenuncia algum evento posterior, pessoa ou objeto'. Os Tipos sempre se
originam na realidade e histórico, e eles são proféticos em natureza e
apontam adiante a alguma pessoa ou evento que hão de vir. Eles são todos
dirigidos para o "Mashiach " (Heb. para Messias). Os hebreus sabiam
que o seu Messias era o "Haba" ou "O que vem" e todos os seus profetas
falaram d'Ele. Mas pensando bem, agora nós podemos ver mais claramente
como cada dos tipos figurativos e sombras apontam ao Messias.
O tipo
nos ajuda a entender o que é pensado acerca do cordeiro
que o Israelita oferecia como um sacrifício para o pecado que ele havia
cometido:
Lv 4:32 "Mas, se pela sua oferta trouxer uma cordeira para expiação do
pecado, sem defeito trará."
Centenas de anos depois, aquele cordeiro poderia ser
reconhecido como sendo um 'tipo' de Jesus Cristo porque apontou adiante
Àquele a quem João Batista identificou distintamente como 'o Cordeiro de
Deus':
João 1:29 "No dia seguinte João viu a Jesus, que
vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do
mundo."
O significado
de qualquer tipo no Antigo Testamento poderia não ser aparente até que o
'antitipo' ou a realização tivessem vindo. É importante notar que tudo no
Antigo Testamento é um tipo do qual algo no Novo Testamento é o antitipo.
Um exemplo disto é a experiência de Jonas com a qual Cristo usou um 'tipo'
da sua própria ressurreição:
Mt 12:40 "Pois, como Jonas esteve três dias e três
noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três
noites no seio da terra."
No caso do Tabernáculo e o seu padrão de aproximação de
Deus, nós estamos em solo firme e de nenhum modo lendo no texto
considerando isto como um tipo do que há de vir. O livro de Hebreus no
Novo Testamento torna isto muito claro quando trata do assunto do
sacrifício:
Hb 9:23-24 "De sorte que era bem necessário que as
figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias
coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. Porque Cristo não
entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo
céu, para agora comparecer por nós perante a face de
Deus"
Nesta passagem o
Tabernáculo é chamado 'uma figura (uma cópia)' do que realizou o Messias.
Então nós temos o Tabernáculo chamado 'uma cópia' (ou tipo) de Jesus
Cristo, o verdadeiro sacrifício. Novamente em Hebreus nos é falado sobre o
serviço dos sacerdotes na
terra:
Hb
8:4-6 "Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria,
havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, Os quais servem
de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi
avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze
tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou. Mas agora alcançou ele
ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor
aliança que está confirmada em melhores
promessas."
Eles
servem em um santuário que é uma cópia (exemplo) e sombra do que está no
céu. Note a expressão, 'um exemplo e uma sombra'. Estas palavras falam
sobre um tipo da realidade final. O escritor discute as ações do Sumo Sacerdote no dia da
expiação, que tinha que ser repetido ano após ano no tabernáculo, em
Hebreus 9:9:
Hb 9:9 "Que é uma alegoria para o tempo presente,
em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem
aperfeiçoar aquele que faz o serviço; "
Assim nós temos autoridade bíblica para uma
interpretação tipológica deste assunto que fala de numerosas 'cópias,
sombras e ilustrações do que há vir.'
Também é interessante notar
que quando João fala de Cristo na introdução do seu evangelho ele diz:
João 1:14
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a
glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de
verdade."
Ele usa um
verbo grego que corresponde ao substantivo 'tabernáculo' de forma que em
sua declaração, ele declara literalmente: 'o Verbo se fez carne, e
tabernaculou (ou lançou a sua tenda) entre
nós'.
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