O Candelabro Dourado - A
Menorah Ex 25:31-40 "Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo. E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele. Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores; e um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro. Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele. Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro. De um talento de ouro puro os farás, com todos estes vasos. Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte."
A menorah dentro do Santo Lugar do tabernáculo era uma obra de beleza extraordinária e consistia em três partes: a base, a haste principal e as hastes filiais. Acima da base surge uma haste vertical e dos dois lados desta haste saíam três hastes filiais que se encurvam para o lado e acima. Cada uma das seis hastes filiais e a haste central terminavam em um pote feito em forma de uma flor de amêndoa aberta. No mesmo topo as pétalas abertas da flor seguravam uma luminária de óleo. Foram decoradas habilmente a haste central e as filiais com aquele mesmo desenho de flor de amêndoa abertos com três em cada haste e quatro na haste central. Cada das seis hastes filiais terminavam em um pote feito de uma flor de amêndoa aberta.
A decoração era tão primorosa e detalhada, que Deus ordenou que somente artesãos altamente qualificados e ungidos pelo Espírito Santo poderiam fazer isto. Nenhuma medida é determinada acerca do seu tamanho exato (quem pode medir a luz de Deus?). As sete luminárias de óleo que descansam nas pétalas de flor estavam como pequenos potes. Uma linha ou pavio de linho eram colocados na luminária, e o fogo nunca poderia apagar (Lv 24:2). Duas vezes diariamente, manhã e tarde, um sacerdote trocava um pavio e enchia as luminárias com puro azeite de oliveira batido para as luminárias (Ex 30:7). Ex 27:20-21 "Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente. Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o SENHOR; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações."
Ainda hoje os
judeus usam o puro azeite de oliva (zayit de shemen) Somente o sumo sacerdote poderia trocar o óleo das lâmpadas. Ele era responsável pelo trabalho com as luminárias. Lv 24:3 "Arão as porá em ordem perante o SENHOR continuamente, desde a tarde até à manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da congregação; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações." Todo dia e toda a noite estas sete luminárias constantemente iluminaram a glória do Santo Lugar e especialmente a mesa dos pães da proposição, como uma lembrança de que a Presença de Deus sempre está com o seu povo.
Os Rabinos interpretam a luminária como um símbolo de Israel cuja missão é ser "luz às nações" (Is 42:7). Nas sinagogas de hoje há artigos religiosos semelhantes. A arca está localizada na parede oriental da sinagoga e contém os rolos de papel da Torah. Sobre a arca, uma luminária eterna continua queimando. Ao lado da arca há uma menorah com sete hastes.
A palavra Amêndoa em hebraico significa "despertando", porque a amendoeira é a primeira árvore que desperta do inverno e floresce. Fala da luz veloz e poderosa. Gn 43:11 "Então disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos vasos, e levai ao homem um presente: um pouco do bálsamo e um pouco de mel, especiarias e mirra, terebinto e amêndoas" Ec 12:5 "Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça" Jr
1:11-12 "Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês,
Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR:
Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para
cumpri-la." Aqui você vê num detalhe
do Arco triunfal de Tito, em Roma, celebrando a vitória Um Tipo de Cristo A Menorah representa a Presença de Jesus no Tabernáculo (e mais tarde no Templo). O candelabro de ouro era a única fonte de luz no Santo Lugar. Seu propósito primário era dar a luz ali e mostrar a mesa dos pães da proposição e nunca ser mostrado. Nunca deixava de iluminar, era uma lembrança constante de que Deus estava com o seu povo. A Bíblia diz que Deus é luz, e n'Ele não há treva alguma. Quando o apóstolo João disse, "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens, e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam", ele estava se referindo a Jesus que veio ao mundo. Jesus fez o mundo, criou a vida e veio trazer a vida de Deus para o homem caído, mas como o homem está em trevas, aparte de Jesus, eles não puderam compreender a luz que tem a vida de Deus. O candelabro dourado iluminava os pães da proposição e assim Deus ilumina o seu povo. O Espírito de Deus ilumina a mente entenebrecida do homem para lhe trazer o conhecimento de Deus e a vida espiritual. João disse, "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam, mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus". O Homem é cego aparte de Jesus. O homem não pode conhecer a Deus aparte de Jesus. Deus veio para os seus, para a sua casa, mas o homem foi incapaz de perceber qualquer luz espiritual, porque a escuridão o encobriu. O candelabro de ouro fala de Jesus como a luz do mundo: Jo 9:5 "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo." Is 49:6 "Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra." Is 4:2 "Naquele dia o renovo do SENHOR será cheio de beleza e de glória" Is 11:1-2 "Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR" Sl 27:1 "O
SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a
força da minha vida; de quem me recearei? Mt 4:16 "O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na regiãoe sombra da morte, A luz raiou". Jo 1:4-5 "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." Jo 3:19-21 "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus." Jo 8:12 "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." Ef 5:8 "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz" Ef 5:14 "Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." Fl 2:15 "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo" Mt 5:16 "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." 1Pe 2:9 "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" 1Jo 1:7 "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;"
Copyright © 1998 2017 O Acelerador de Conhecimento Bíblico |