A bela cortina multicor foi chamada de porta.

A Porta do Tabernáculo
(Ex 26:36-37)


Ex 26:36-37 "Farás também para a porta
da tenda, uma cortina de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador. E farás para esta cortina cinco colunas de madeira de acácia, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de bronze".

Somente os sacerdotes (os filhos de Arão) poderiam entrar no santo lugar e poderiam ministrar dentro do tabernáculo. Logicamente, eles tinham que lavar as mãos e os pés na pia de bronze antes de entrar. A bela cortina bordada, que foi chamada de porta, revelava a santidade de Deus, vigiada pelos querubins, bordados por toda a cortina.

- A porta do Tabernáculo tinha 10 côvados de comprimento x 10 côvados de largura (O portão de entrada tinha 20 côvados e o véu tinha 10 côvados quadrados. É muito interessante notar que todas as três entradas somavam 100 côvados cada uma.)

- Tinha 5 pilares (madeira de acácia revestida com ouro) com os seus 5 encaixes de bronze:

Sl 97:2 "Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono."

- Cada pilar tinha um capitel (coroa) de ouro:

Ex 36:38 "Com as suas cinco colunas e os seus colchetes; e as suas cabeças e as suas molduras cobriu de ouro; e as suas cinco bases eram de bronze".

- Nestes 5 pilares haviam argolas de ouro para a cortina. A cortina foi feita de azul, púrpura, escarlata, bordadas em linho fino, obra de bordador (hábil no trabalho com agulhas).

Sl 139:15 "Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra."

Um Tipo de Cristo

Jesus disse, "eu sou a porta". Quando o sacerdote vinha ao altar e fazia a expiação por ele, ele poderia se achegar da porta do tabernáculo, mas só depois se lavaria na pia. Na nova aliança, o crente (que é um sacerdote) tem que se reconciliar primeiro (buscar o perdão dos seus pecados) no altar da cruz, antes de adentrar à Presença de Deus. Nós temos uma porta que sempre está aberta, e nós podemos adorar e ter comunhão a qualquer hora com o Senhor. Isso porque Jesus é a porta de aproximação, e nós podemos estar seguros que somos aceitáveis aos Seus olhos. A Palavra de Deus nos diz, "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno".

Jo 10:7-9 "Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."

2 Pedro 1:11 "Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."

João 14:6 "Disse Jesus: eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."

Copyright © 1998 2017 O Acelerador de Conhecimento Bíblico