As Tábuas
(Ex 26:15-16)

estrutura central do tabernáculo tinha uma série de cortinas  que eram colocadas em cima da armação para formar a tenda completa. Para erguer esta estrutura portátil, primeiro era necessário colocar 48 tábuas na vertical, cada uma tendo 10 côvados (4,4 metros) de comprimento e 1,5 côvados (0,66 metros) de largura.

Ex 26:15-16 "Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia, que serão postas verticalmente. O comprimento de uma tábua será de dez côvados e a largura de cada tábua será de um côvado e meio."

Nota: A palavra hebraica original "qereshim" foi encontrada em um tablete cananeu que descreve a 'sala do trono do Deus El que foi construído de armações."

Ex 26:26-28 "Farás também cinco travessas de madeira de acácia para as tábuas de um lado do tabernáculo e cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo, como também cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambos os lados, para o ocidente. E a travessa central estará no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à outra."



Elas não eram pranchas, mas tábuas emolduradas.

As tábuas do tabernáculo não eram pranchas sólidas de madeira, mas armações compostas de duas tábuas longas que eram ligadas no topo, no meio e no pé, através de trilhos cruzados. A parte do fato de que a árvore da acácia no Sinai não cresce o suficiente para prover uma prancha de 70 centímetros de largura, as armações levavam vantagens sobre as pranchas sólidas. Elas eram muito mais leves quando erguidas. Também, a construção aberta permitiria a cortina interna com seu material fino e figuras de querubins serem vistas de dentro. Estas armações foram cortadas, tratadas, secas e então revestidas com puro ouro. (Não adornou a beleza natural delas, mas com aquele ouro precioso, elas eram revestidas de algo externo, o ouro divino). Quando estas armações foram colocadas na posição vertical haviam 20 ao longo, no lado norte e 20 ao sul, considerando que a parede traseira tinha apenas 8 armações, duas a menos que aquelas usadas nos cantos ocidentais como um tipo de contrapeso.



O Material das cortinas era vistos através das tábuas.

Ex 26:22-23 "E ao lado do tabernáculo para o ocidente farás seis tábuas. Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados. "

A frente do tabernáculo não tinha nenhuma armação, e esta era a entrada, apoiada por cinco pilares de madeira de acácia revestidos com ouro e foram fixadas em bases de bronze.

Ex 26:36-37 "Farás também para a porta da tenda, uma cortina de azul, e púrpura, e escarlata, e de linho fino torcido, de obra de bordador. E farás para esta cortina cinco colunas de madeira de acácia, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre."

Cada tábua foi colocada em duas bases de prata, cada uma das quais pesando aproximadamente 35 kg. Cada cova foi projetada de tal modo que uma extensão do braço lateral da armação pudesse se encaixar como uma espiga. Estas bases prateadas formaram uma fundação contínua então ao redor dos três lados da armação.

É interessante notar que foram mencionadas as bases de prata primeiro. Elas eram extremamente valiosas (um talento de prata cada, era muito caro) e apoiou o Santo Lugar e o Santo dos Santos. Deus determinou que este metal precioso deveria ser a fundação para a estrutura. Considerando que a fundação prateada foi enterrada na terra, que não podia ser vista através de olhos humanos (o Homem não pode ver o valor total da redenção).

Na nova aliança, o apóstolo Paulo diz que, como um experiente construtor, ele estava pondo um fundamento. Então ele diz que o fundamento não é um sistema de convicções, mas uma Pessoa:

I Co 3:11 "Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo."

Não facilmente reconhecido o alto preço do fundamento no qual está edificada a Igreja. De fato, o próprio Jesus indicou que a maioria do mundo não reconheceria.

A fila de tábuas foi unida através de argolas dourados no topo, no pé e no meio da armação, apoiada por barras de madeira de acácia encaixadas. Cinco barras eram usadas em cada lado, com a barra mediana que ia desde o começo até ao final de um dos lados. As outras duas barras usavam as argolas no topo, e as argolas no pé percorriam até o meio de cada lado, e deste modo a parede ficava sólida.

Ex 26:26-30 "Farás também cinco travessas de madeira de acácia, para as tábuas de um lado do tabernáculo, e cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo; como também cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambos os lados, para o ocidente. E a travessa central estará no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à outra. E cobrirás de ouro as tábuas, e farás de ouro as suas argolas, para passar por elas as travessas; também as travessas as cobrirás de ouro. Então levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte."

Elas eram colocadas juntas (as tábuas não eram divididas, mas colocadas juntas e se mantiveram juntas pelas suas barras, anéis e bases e elas verdadeiramente eram um).

Cada uma das 48 tábuas tinha duas bases ao pé. Como elas eram exatamente não é mencionado. A palavra hebraica usada significa "mãos" ou " espigas". Possivelmente eles eram duas armações que se esparramam como duas mãos, uma de cada lado, atrás de cada tábua. Elas eram firmadas dentro das covas prateadas.

No lugar santo tudo que não era visível e estava abaixo do nível de solo, era de prata, e tudo que poderia ser visto sobre o solo era dourado, embora a armação fosse de madeira de acácia revestida com ouro.

Nós já notamos que armações não estavam na frente, porque era a entrada. Tinha cinco pilares revestidos de ouro e uma cortina pendurada. Em dois terços no edifício, somente o véu era pendurado, mas aqui só quatro pilares eram usados e estes foram apoiados em bases de prata. Isto formou a divisão interna entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.

I Pe 1:18-19 "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado."

Copyright © 1998 2017   O Acelerador de Conhecimento Bíblico