O
Acampamento dos Filhos de Israel
Os
Filhos de Israel em Marcha
Israel em Marcha
|
uando chegou o tempo do povo continuar a sua
jornada, o sinal para levantar acampamento era dado
pelos sacerdotes que sopravam o
alarme em duas trombetas de prata batida, juntamente com o Shofar (chifre de carneiro). Analisando depois as suas representações
encontradas em moedas judaicas e esculpidas no Arco de Tito em Roma,
era possível |
dizer que a Trombeta era uma tuba de
metal cintilante tendo em média 1,20m de comprimento. Uma série de
pequenos sons seria o sinal para as tribos se moverem em sua ordem
pré-estabelecida. |
O Shofar ou o Chifre de
carneiro (à direita) e o alarme das trombetas de prata batida (à esquerda)
De acordo
com tradição judiaica de Rosh Ha-Shanah, o shofar serve para proclamar
Deus como Rei (Heb. Melech) do Universo. O shofar aclama a Sua coroação
(Heb. tashlikh), a cerimônia onde os judeus vão para um córrego ou
uma fonte de água. Isto vem de um costume no qual os reis foram coroados
no mar para proclamar que o seu domínio se estende por sobre todas as
águas e por toda a terra (Salomão, por exemplo, foi coroado na fonte em
Giom).
Embalando a
Mobília Santa
Coatitas
Os Coatitas
estavam encarregados de levar a mobília do
Tabernáculo. Quando o acampamento era levantado, Arão e seus filhos tinham a tarefa
de desmontar e embalar os objetos sagrados. Aos Coatitas não era permitido
tocar estes objetos ou até mesmo vê-los, para que não
morressem.
Nm 4:1-16 "1 E FALOU o SENHOR a Moisés
e a
Arão, dizendo: Fazei a soma dos filhos de Coate, dentre os filhos de Levi,
pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais; da idade de trinta anos
para cima até aos cinqüenta anos, será todo aquele que entrar neste
serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação. Este será o
ministério dos filhos de Coate na tenda da
congregação, nas coisas santíssimas.
Quando partir o
arraial, Arão e seus filhos virão e tirarão o véu da tenda, e com ele
cobrirão a arca do testemunho, e pôr-lhe-ão por cima uma coberta de
peles de
texugos, e sobre ela estenderão um pano, todo azul, e lhe
colocarão os varais. Também sobre a mesa da proposição
estenderão um pano azul; e sobre ela porão os
pratos, as colheres, e as taças e os jarros para
libação; também o pão contínuo estará sobre ela. Depois estenderão em cima
deles um pano de carmesim e com a coberta de peles de texugos o cobrirão, e
lhe colocarão os seus varais. Então tomarão um pano azul, e cobrirão o
candelabro da luminária, e as suas lâmpadas, e os seus espevitadores, e os
seus apagadores, e todos os seus vasos de azeite, com que o servem. E
envolverão, a ele e a todos os seus utensílios, na coberta de peles de
texugos; e o colocarão sobre os varais. E sobre o altar de ouro estenderão
um pano azul, e com a coberta de peles de texugos, o cobrirão, e lhe
colocarão os seus varais. Também tomarão todos os utensílios do
ministério, com que servem no santuário; e os colocarão em um pano azul, e
os cobrirão com uma coberta de peles de texugo e os colocarão sobre os
varais. E tirarão as cinzas do altar, e por cima dele estenderão um
pano de púrpura. E sobre ele colocarão todos os seus instrumentos
com que o servem: os seus braseiros, os garfos e as pás, e as bacias; todos os pertences do altar; e por cima
dele estenderão uma coberta de peles de texugos, e lhe colocarão os seus
varais. Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado
de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os
filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que
não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação.
Porém o cargo de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, será o azeite da
luminária e o incenso aromático, e a contínua oferta dos alimentos, e o
azeite da unção, a cargo de todo o tabernáculo, e de tudo que nele há, o
santuário e os seus utensílios".
Objeto de atenção
especial era a Arca da Aliança. Em primeiro lugar os sacerdotes tiravam o
véu e usaram-no para cobrir a
arca. Depois disto cobriam-na com peles de texugo e acima de tudo
estendiam um sólido tecido azul. Ao terminar, os levitas colocavam os
varais.
Os outros itens também receberam três cobertas diferentes,
mas neles a impermeável pele de texugo estava por último. Somente a Arca
da Aliança salientava o azul e todo o povo poderia identificá-la
com o Senhor que os conduziu.
Depois que os procedimentos de
cobertura fossem completados, o Coatitas removiam a mobília sob a
supervisão do sacerdote Eleazar que tinha o encargo do santuário e era
responsável pelos levitas que lá trabalhavam.
Gersonitas
Feito isto, vinham então os
Gersonitas para desmontar os objetos do tabernáculo. Eles removiam as
cortinas e cobertas que cobriam o santo lugar, juntamente com todas as
peças da cerca de linho:
Nm 4:24-28 "Este será o ministério das
famílias dos gersonitas no serviço e no cargo. Levarão, pois, as cortinas
do tabernáculo, e a tenda da congregação, e a sua coberta, e a coberta de
peles de texugos, que está por cima dele, e a cortina da porta
da
tenda da congregação, e as cortinas do pátio, e a cortina da porta do
pátio, que está junto ao tabernáculo, e junto ao altar em redor, e as suas
cordas, e todos os instrumentos do seu ministério, com tudo
o que diz respeito a eles, para que sirvam. Todo o ministério dos filhos
dos gersonitas, em todo o seu cargo, e em todo o seu trabalho, será
segundo o mandado de Arão e de seus filhos; e lhes designareis as
responsabilidades do seu cargo. Este é o ministério das famílias dos
filhos dos gersonitas na tenda da congregação; e a sua guarda será debaixo
da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote."
Isto era feito sob a supervisão do
filho de Arão, Itamar.
Meraritas
O Meraritas desmontavam as armações
do tabernáculo - as suas tábuas e varas. Então
eles removiam todos os postes, as estacas, e as cordas que
apoiavam a cerca de linho ao redor do átrio exterior.
A MARCHA
Por
este tempo todo o povo estava pronto para viajar de um modo muito
organizado.
A Arca conduzia a jornada.
Em primeiro lugar a
Arca da Aliança sendo o
símbolo do comando divino foi levantada. As varas descansaram nos ombros
dos Coatitas que então marchavam à frente do povo, com a arca sobre os
ombros. Alguns textos das Escrituras:
Nm 10:33-36 "Assim partiram do
monte do SENHOR caminho de três dias; e a arca da aliança do SENHOR
caminhou diante deles caminho de três dias, para lhes buscar lugar de
descanso. E a nuvem do SENHOR ia sobre eles de dia, quando partiam do
arraial. Acontecia que, partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, SENHOR,
e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os odiadores. E,
pousando ela, dizia: Volta, ó SENHOR, para os muitos milhares de Israel. "
Js 3:3-4 " E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca
da aliança do SENHOR vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam,
partireis vós também do vosso lugar, e seguireis. Haja contudo, entre vós
e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para
que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho
nunca passastes antes".
Na jornada conduzida pela coluna de
nuvem, os Coatitas, que levavam a arca, e o povo seguiram a tribo de Judá,
que assumiu sua
posição em primeiro lugar e marchou à direita, atrás da arca. À
seguir, no centro estava Issacar e à esquerda, Zebulom.
Vinham então as
famílias dos Levitas, de Gérson e Merari, que estavam utilizando os carros
de boi para transportar toda a estrutura e as cobertas do tabernáculo. Os
Gersonitas tinham dois carros cobertos, puxados por
quatro bois,
enquanto que os Meraritas com a sua carga mais pesada, tinham quatro
carros e oito bois.
Eles foram seguidos
por Rúbem, Simeão e Gade. Atrás deles vinham os Coatitas que traziam em seus ombros os
artigos santos da mobília (exceto a arca). Então, na marcha, a mobília do
tabernáculo estava ao centro com os levitas e as seis tribos restantes que
seguiam atrás como você pode ver na ilustração:
Copyright 1998 - 2021 © O Acelerador de Conhecimento Bíblico