O Acampamento dos Filhos de Israel
Os Filhos de Israel em Marcha


A Pia foi feita com os espelhos de bronze das mulheres


A Pia de Bronze (Ex 30:17-21)

ra aqui, na Pia de bronze que os sacerdotes lavavam as suas mãos e seus pés antes de entrarem e saírem do Santo Lugar. A Pia foi feita com os espelhos de bronze das mulheres e enchida de água para limpeza constante dos sacerdotes que ministravam na Casa do Senhor.

Êx 30:17-21 "E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar; e nela deitarás água. E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés. Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao SENHOR. Lavarão, pois, as suas mãos e os seus pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo a ele e à sua descendência nas suas gerações".

Seu Nome

A palavra "pia" significa um lavador, ou bacia de lavagem que contém água para lavagem. Os sacerdotes foram ordenados a lavar as suas mãos e pés continuamente durante o serviço do Tabernáculo.

Sua Posição

A pia foi colocada entre a
porta do Santo Lugar e o altar.

(1) Ela estava depois do altar (primeiro o sacrifício)

O sacerdote em serviço, que entrava no portão do
átrio exterior, tinha à frente o altar onde ele sacrificava como qualquer outro Israelita. Uma vez além do altar ele estava pronto para agir como sacerdote, pois na pia ele se preparou para o serviço de Deus. Então ele poderia ministrar no altar ou no Santo Lugar porque ele estava limpo.

O altar sempre veio primeiro para o sacerdote. Salvação e então o serviço. Deus se aproximou por meio do sangue e da água.

(2) Ela estava antes da porta (lave-se antes de entrar)

Dentro da porta do Santo Lugar havia vasos que representavam o próprio Deus. Nenhum sacerdote ousaria entrar com qualquer rastro de impureza. "Sede santos como eu sou santo", foi ordenado aos sacerdotes.

(3) Ela vinha logo após a saída do Santo Lugar (lave-se antes de sair)

No átrio exterior tudo era de bronze. Dentro do Santo Lugar tudo era de ouro. Como o sacerdote saía da Presença de Deus após o serviço ele se lavava na pia.

Seu tamanho (Imensurável)

Nenhuma instrução acerca da medida ou da forma e do tamanho foi determinada sobre a pia. A única coisa mencionada é que tinha uma base (Êx 31:9) o que facilitava o lavar, e foi feita de bronze sólido, sem nenhuma madeira. Também foi feito de espelhos:

Ex 38:8 "Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se reuniam, para servir à porta da tenda da congregação".

(1) não teve nenhuma
vara

Como a pia era transportada não nos é informado. O altar e os outros vasos tinham varas e anéis pelos quais eles eram transportados, mas nada é mencionado sobre a pia. Talvez havia uma borda ao redor da extremidade superior como na ilustração.

Era aqui que os sacerdotes lavavam as suas mãos e pés


Seu propósito


A pia tinha um grande propósito, lavar e purificar o sacerdote de toda a corrupção.

(1) Era só era para os sacerdotes

Ninguém em Israel ou de todo o mundo poderia lavar-se nesta pia. Isso era um privilégio apenas para a tribo de Levi.

(2) Moisés só lavou uma vez Arão e seus filhos:

Êx 40:11-16 "Então ungirás a pia e a sua base, e a santificarás. Farás também chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água. E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio. Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas, e os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações. E Moisés fez conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenou, assim o fez".

Aqui a palavra "lavarás" significa lavar por completo. Isto foi feito uma única vez por Moisés. Lá foram lavados primeiro seus corpos e então a sua roupa.

(3) os sacerdotes lavavam apenas as suas mãos e seus pés.

Ex 30:19-20 "E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés. Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao SENHOR".

Certamente
as mãos dos sacerdotes ficariam sujas de imediato, se depois de lavar eles ministrassem no altar, e também os seus pés (pois eles estavam descalços) ficariam sujos a partir do momento que eles tocassem o chão depois de se lavar (lá não havia nenhum tapete). Então qual era o sentido de lavar os pés e as mãos?

(a) As Mãos

As mãos falam do que eles faziam, o seu ministério, o seu trabalho, tudo sobre o que eles puseram as mãos era importante, e assim as suas mãos precisavam ser limpas sempre, diariamente. A limpeza inicial só era uma vez acabado, o limpar diariamente era continuamente acabado.

(b) Os Pés

Os pés representavam onde eles iam, suas vidas e caminhos. O seu andar tinha que ser um andar santo, assim os seus pés sempre eram lavados, todos os dias.

Um Tipo de Cristo

Como as pontas do altar apontavam para a morte de Jesus, assim a pia apontava para a sua vida. O Sangue fala de uma vida tomada e a água fala de uma vida dada. A água na pia fala de Jesus, a Palavra Viva de Deus que entra em nós e nos dá a vida eterna. Jesus disse que nós estamos limpos por causa da Sua Palavra e que o conhecimento de Deus que é passado a nós pela Sua Palavra é vida eterna e é descrito com o mesmo termo em hebraico para a união sexual de um homem com a sua esposa. Como o sacerdote lavava as suas mãos e os seus pés enquanto entrava na Presença de Deus (ouro) e atrás, o mundo (bronze) assim nós estamos sendo limpos continuamente da corrupção deste mundo pela Palavra de Deus. Quando o líder judeu chamado Nicodemos veio a Jesus para perguntar sobre o reino de Deus, Jesus respondeu, "Quem não nascer da água e do espírito (linguagem hebraica - "nascido do alto") não entrará no reino de Deus". Água traz vida para o mundo físico e a água espiritual (a Palavra de Deus) a vida de Deus para nós. Quando Jesus conversou com a mulher no poço, ele disse a ela: "Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna". Quando Jesus se pôs em pé, na Festa, ele clamou, "Se alguém tem sede, venha a mim, e beba". Ele estava no grande dia da Festa dos Tabernáculos quando os líderes judeus estavam vertendo a água da piscina de Siloé (Heb. Enviado) sobre o pavimento do templo, o que simboliza que um dia Deus derramará a verdadeira água do céu sobre o seu povo, como prometeu pelo profeta Ezequiel.


Ez 36:25-27 "Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis".

Ef 5:25-26 "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra"


NOTA: O grego da palavra "lavar" aqui é o mesmo de "pia".

Jo 15:3 "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado."

Tito 3:5 "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo"

Hb 10:22 "Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa"

Jo 7:38 "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre."

Copyright 1998 - 2021  © O Acelerador de Conhecimento Bíblico