O Acampamento dos Filhos de Israel
Os Filhos de Israel em Marcha



O
átrio exterior era composto de cortinas volumosas de 5 côvados (2,20 m) de altura.


Linho Branco e Fino

Os Pilares (Ex 27:9-19)

qui haviam 60 pilares nos quais a parede de cortina era pendurada em 10 pilares ao leste e oeste e 20 pilares no norte e sul. Nada é dito acerca da natureza destes pilares, mas foram feitos de madeira de acácia.

Os pilares de madeira tinham um capitel (um topo ornamental) de prata. Os pilares foram colocados e fixados por cordas amarradas a estacas cravadas no solo.

Os pilares verticais eram colocados em uma cova, em uma base de
bronze. Eles tinham 5 côvados de altura e 5 côvados entre um e outro. Passando de pilar a pilar havia uma barra, e nestes estavam ganchos prateados nos quais eram pendurados as cortinas de linho fino.

Ex 27:9-19 "Farás também o pátio do tabernáculo: ao lado meridional que dá para o sul, o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados. Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata. Assim também para o lado norte as cortinas, no comprimento, serão de cem côvados; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata, e na largura do pátio para o lado do ocidente haverá cortinas de cinquenta côvados; as suas colunas dez, e as suas bases dez. Semelhantemente a largura do pátio do lado oriental para o levante será de cinquenta côvados. De maneira que haja quinze côvados de cortinas de um lado; suas colunas três, e as suas bases três. E quinze côvados das cortinas do outro lado; as suas colunas três, e as suas bases três. E à porta do pátio haverá uma cortina de vinte côvados, de azul, e púrpura, e carmesim (escarlata), e de linho fino torcido, de obra de bordador; as suas colunas quatro, e as suas bases quatro. Todas as colunas do pátio ao redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata, mas as suas bases de bronze. O comprimento do pátio será de cem côvados, e a largura de cada lado de cinquenta, e a altura de cinco côvados, as cortinas serão de linho fino torcido; mas as suas bases serão de bronze. No tocante a todos os vasos do tabernáculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos e todos os pregos do pátio serão de bronze".

As cortinas formavam uma barreira ao redor da casa de Deus.


As Cortinas de Linho Fino (Ex 27:9-15)


O átrio exterior era formado por cortinas volumosas que tinham 5 côvados de altura e 100 côvados ao redor nos lados norte e sul, 50 côvados ao oeste e 50 côvados ao leste, deixando o espaço para o portão, de 20 côvados. As cortinas foram tecidas de linho fino e foram suspendidas nos pilares que também eram colocados a cada 5 côvados.

Foram suspensas cinco cortinas separadas circulando o pátio. Duas delas colocadas ao longo do lado maior com 100 côvados. Ao lado ocidental com 50 côvados enquanto havia dois pequenos pilares ao lado da entrada dianteira, tendo a cortina 15 côvados de comprimento.

A cortina de linho fino formava uma barreira ao redor da Casa de Deus. Nenhum Israelita poderia passar casualmente ao redor do Tabernáculo nem poderia passear no pátio.

O material que formava esta cortina era linho branco fino, que simboliza retidão. O simbolismo é revelado no Livro de Apocalipse, onde, no casamento de Cristo com a Sua noiva (a igreja), que se preparou para o casamento. O vestido de casamento dela será feito de linho fino:

Ap 19:8 "E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos."

A cortina de linho fino ao redor do Tabernáculo apresentava uma barreira para aqueles cujos atos não eram "íntegros diante de Deus", que, por isso, eles não teriam acesso para o átrio. E, simbolicamente, isto excluiria todos em Israel.

As Estacas de Bronze e as suas Cordas (Ex 35:18)

Ex 35:18 "As estacas do tabernáculo, e as estacas do pátio, e as suas cordas,"

Estas eram para o Tabernáculo e o átrio. As estacas de bronze estavam fincadas no solo, nas quais as cordas eram fixas. Elas somavam força e protegiam do vento, etc. A Bíblia menciona estas estacas e cordas dentro do santuário de Deus.

Ed 9:8 "E agora, por um pequeno momento, se manifestou a graça da parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem, e para dar-nos uma estaca no seu santo lugar; para nos iluminar os olhos, ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão."

Is 22:23 "E fixá-lo-ei como a um prego num lugar firme, e será como um trono de honra para a casa de seu pai."

Is 54:2 "Amplia o lugar da tua
tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas."

Um Tipo de Cristo

A cerca de linho branco e fino nos fala que a justiça de Deus mantém os homens do lado de fora. Jesus Cristo é a justiça de Deus. A lei era determinada como um padrão para mostrar ao homem que tudo o que não for perfeito e qualquer menos que a perfeição é pecado e injustiça. Deus descreve a justiça própria como trapos imundos (um artigo de vestuário feminino usado no período menstrual). Jesus disse, "eu não vim abolir a lei mas cumprí-la". Quando Ele estava aqui Ele era um exemplo vivo de uma vida sem pecado. Morrendo por nós e levando o nosso pecado, Ele se torna o substituto pelo qual nós, em troca, recebemos a Sua vida perfeita. Nosso pecado foi levado por Ele, e a Sua vida perfeita nos é imputada. Então, quando Deus nos vê, Ele vê a retidão de Jesus Cristo.

"Quão perfeito alguém deve ser para entrar no céu?" A resposta é "tão perfeito quanto Deus." Isso é, porque nós temos a sua justiça, imputado a nós pela fé. Jesus Cristo cumpriu a lei. Ele não tinha pecado. Até mesmo quando os líderes judeus quiseram apedrejá-Lo, Ele lhes perguntou, "por qual das obras quereis me apedrejar"? e eles responderam, "porque você sendo homem se faz como Deus". Se um homem fosse contemplar o interior da arca da
aliança erguendo o propiciatório, ele estaria cara a cara com a lei de Deus e sem o sangue. Isto era morte imediata. Os anjos do juízo estavam no propiciatório onde o sangue seria aspergido. O homem em toda a sua injustiça teria que se aproximar de Deus do modo por Ele estabelecido e não do modo de Caim. A lei de Deus matava, não porque era má, mas porque revela o pecado do homem. O homem perfeito, Jesus Cristo, nunca tendo pecado, foi aceito em nosso lugar, de forma que nós podemos receber a retidão de Deus. Como nos diz a Palavra: "assim como pela desobediência de um homem muitos foram feitos pecadores, tão somente pela obediência de único Homem muitos serão feitos justos".


Lc 23:4 "E disse Pilatos aos principais dos sacerdotes, e à multidão: Não acho culpa alguma neste homem".

Mt 27:4 "Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo."

Mt 27:19 "E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele."

Mt 27:24 "Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso. "

Lc 23:39-41 "E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez."

Lc 23:47 "E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo."

Jo 8:29 "E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada."

Mt 3:17 "E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."

Rm 5:18-19 "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos."

Copyright 1998 - 2021  © O Acelerador de Conhecimento Bíblico